SMS já vacinou 50% da meta da população que integra grupo de risco

Por - em 637

Ascom/SMSVacinação - Gripe - Juliana Santos (1)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já imunizou 63.686 pessoas durante a campanha de vacinação contra a gripe. Esse número corresponde a 50% da meta do Ministério da Saúde para o município, que é vacinar 124 mil pessoas, ou seja, 80% da população de 155 mil, considerada grupo de risco.

De acordo com a chefe da imunização da SMS, Chiara Dantas esses números estão sendo atualizados gradativamente à medida que as Unidades de Saúde repassam os quantitativos de vacinas realizadas. “Estamos alimentando o sistema do Ministério da Saúde e essa atualização é feita diariamente, consequentemente todos os dias nos aproximamos da meta, tendo em vista que a população está aderindo à campanha”, informou a coordenadora da campanha.

No dia 13 de abril, a SMS deu início à campanha imunizando apenas dois grupos de risco: as gestantes e trabalhadores da saúde. Desde o último dia 30, as vacinas estão sendo destinadas também às pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses até menores de cinco anos, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e integrantes do sistema prisional.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).  A campanha segue até o dia 20 de maio e os grupos considerados de risco devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa para tomar a dose.