SMS leva atividades de saúde às internas da Casa Educativa Feminina
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Distrito Sanitário IV, e em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e com a Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (FUNDAC), realizou na manhã desta terça-feira (15) diversas atividades voltadas à promoção e prevenção da saúde das internas da Casa Educativa Feminina.
A Casa Educativa Feminina abriga crianças e adolescentes, do sexo feminino, que estão em conflito com a lei. De acordo com a Secretária Adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros, a ação foi uma oportunidade de mostrar às internas o atendimento humanizado e com carinho que a rede municipal de saúde oferta a todos, independente da condição social.
“Nosso objetivo enquanto saúde é levar humanização e atendimento com cuidado e carinho às pessoas, principalmente aquelas que vivem em condições de maior vulnerabilidade, que a própria sociedade não aceita. Nosso objetivo hoje, enquanto SMS, é levar não apenas atendimento, mas um acolhimento e um cuidado com carinho a essas crianças e adolescentes que já são tão excluídas da sociedade”, comenta Ana Giovana Medeiros.
Durante a atividade foram ofertados atendimentos em saúde, testes rápidos para HIV e Sífilis, aferição de Pressão Arterial, Glicemia, saúde bucal, distribuição de kits odontológicos, atualização do cartão vacinal, orientações nutricional e postural, auriculoterapia, argiloterapia, designer de sobrancelha e manicure.
Uma das internas da Casa é a adolescente que iremos identificar por S.G. Para ela, a ação foi especial. “Hoje tive a oportunidade de alguns serviços que quando estava lá fora nunca tive e isso é muito bom e importante pra gente se sentir cuidada. Desde que estou aqui foi a primeira vez que teve algo desse tipo e eu ficaria muito feliz se tivesse mais vezes. A gente se sente importante e lembrada”, comenta a adolescente.
Para a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lídia Moura, a atividade tem extrema importância, pois é uma forma de sensibilizar as internas para quando elas retornarem ao convívio da sociedade estejam sensibilizadas sobre sua importância na sociedade como cidadãs, sendo mulheres plenas e pessoas prontas para exercer a cidadania.
Plano Operativo Municipal (POM) – Ainda de acordo com a Secretária Adjunta da SMS, a atividade já é uma alusão as atividades que serão desenvolvidas quando o POM estiver em vigor e uma forma de conhecer melhor esse público e começar a criar um vínculo do serviço de saúde com as adolescentes.
O Plano Operativo Municipal tem como objetivo estabelecer diretrizes para a implantação e implementação de ações de saúde que incorporem os componentes da atenção básica, média e alta complexidade a fim de promover, proteger e recuperar a saúde da população adolescente em regime de internação e internação provisória.
O POM está sendo construído pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (FUNDAC) e com a Secretaria Estadual da Saúde (SES).