SMS leva serviços de saúde à comunidade quilombola de Paratibe
Avaliação bucal e nutricional, verificação de pressão e realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite foram alguns dos serviços de saúde oferecidos à comunidade quilombola de Paratibe, nesta terça-feira (5). Promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes) e da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e da Igualdade Racial,a ação integra a programação do “Novembro Negro”, que tem o objetivo de incentivar a cultura afrobrasileira e combater o racismo.
Segundo Dandara Correia, responsável pela área de saúde da população negra da SMS, o evento integra uma série de atividades. Ela destacou a importância do evento para a comunidade: “Nosso objetivo é democratizar os serviços e fazer com que o servidor público conheça a comunidade e seus valores”, disse.
Para uma das líderes comunitárias locais, Mônica Ferreira, ter acesso aos serviços de forma integrada é um avanço para a comunidade. “Toda ação que trouxer serviços de saúde para a comunidade é boa. Principalmente se, com ela, podemos mostrar para toda a cidade a importância da nossa cultura”, enfatizou.
Também estavam disponíveis para a comunidade serviços como verificação de pressão, teste de glicemia, atividades físicas, orientação em tabagismo – com testes para saber o grau de dependência e capacidade pulmonar – avaliação da sintomatologia da doença falciforme e marcação para exames de câncer de mama.
A iniciativa contou com a presença de profissionais da Ouvidoria Setorial da Saúde, do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids e de integrantes das unidades de saúde Paratibe I e Muçumagro II. O “Novembro Negro” acontece até o dia 27 deste mês.