SMS leva serviços nutricionais aos moradores do Geisel
Dando continuidade às atividades alusivas ao dia do nutricionista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da área técnica de nutrição, realizou na manhã desta segunda-feira (31), na Academia da Saúde do Geisel, diversas atividades voltadas ao bem estar da população.
Na ocasião foram ofertados serviços de orientação nutricional, orientação para educação alimentar, explicação sobre a importância e quais alimentos corretos para antes, durante e depois dos exercícios e aferição de pressão arterial.
Inácia Tainá, 15 anos, começou a frequentar a Academia da Saúde do Geisel há um mês em busca de qualidade de vida e já está colhendo os resultados. Quando soube que iria haver a orientação nutricional na unidade decidiu participar na mesma hora e até mudou seu horário de exercícios na Academia para ter acesso ao serviço.
“Mesmo sendo nova já quero começar a ter uma qualidade de vida de agora e praticar atividades físicas tem sido fundamental para isso porque tem me ajudado a dormir e respirar melhor e até a me concentrar mais nos estudos e essas orientações vão contribuir ainda mais para que eu tenha uma vida saudável porque agora vou juntar as atividades físicas com uma alimentação melhor”, comenta a estudante.
Para a coordenadora da Academia da Saúde do Geisel, Raquel Gadelha, a combinação atividade física e orientação nutricional são os pilares para uma vida saudável. “A atividade para ter efeito positivo tem que estar aliada a nutrição. Para ter uma qualidade de vida não basta apenas praticar atividades físicas, mas manter uma alimentação equilibrada, essa combinação além de ser uma prevenção e evitar a obesidade que é a principal responsável por doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, é o tratamento desse mal que atinge toda a população”, explica a educadora física.
As atividades alusivas ao dia do nutricionista começaram no último sábado (29), seguem até esta terça-feira (01) e estão acontecendo em diversos bairros da capital com a realização de orientação nutricional, oficinas sobre o papel do nutricionista na saúde e sobre educação alimentar. As ações contam com a parceria do Conselho Regional de Nutricionistas (6° região) e da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).
Confira a programação:
Data/Atividade: 31/08 – Oficina: Nutricionista e a Saúde Pública
Local/Hora: Sede do Distrito Sanitário IV – 14h
Data/Atividade: 01/09 – Oficina: Educação Alimentar e Nutricional
Local/Hora: Academia da Saúde (Ernani Sátiro) – 8h
Serviço – Na capital os nutricionistas estão espalhados por toda a rede municipal. 32 integram o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e acompanham os programas de alimentação e nutrição, Aleitamento Materno, NutriSus e Programa Saúde na Escola (PSE), 21 realizam atendimento ambulatorial para pacientes da rede e mais de 50 estão espalhados nos quatro hospitais municipais.
O usuário que necessitar de atendimento nutricional pode ser atendido pela rede pública de saúde por demanda espontânea ou por encaminhamento do médico da Unidade de Saúde da Família (USF) de referência.
Os atendimentos especializados são realizados por nutricionistas da rede que atendem nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Cristo, de Mangabeira e de Jaguaribe, além da Unidade de Saúde das Praias e na Unidade Básica de Saúde de Mandacaru.
Academia da Saúde – A Academia de Saúde é um espaço que agrega toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de diversas modalidades. Ela possui modo de acesso espontâneo, o que significa que qualquer pessoa pode procurar o espaço e se cadastrar para utilizar os serviços. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais, e atendem pessoas de todas as idades. As unidades estão situadaa na Rua Miguel da Rocha Luna, Geisel e na Rua Doutor Maurílio de Almeida, no Ernani Sátiro.
A Academia oferece atividades físicas convencionais, como aeróbica, ginástica localizada, circuito multifuncional; práticas integrativas, como Thai Chi Chuan, Shantala, acupuntura, rheik, dança, capoeira e também Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, com apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).