SMS oferta atendimentos oftalmológicos aos usuários do SUS

Por - em 3747

Ascom/SMSDSC_0091

Problemas oculares podem acontecer com qualquer pessoa em qualquer idade, mas são mais propícias em pessoas mais velhas, já que o envelhecimento aumenta o risco de determinadas doenças que ameaçam a visão, como a Catarata e o Glaucoma e que podem levar a complicações graves. Com objetivo de beneficiar a saúde da população pessoense, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta atendimentos oftalmológicos especializados em Glaucoma e Catarata aos usuários do SUS do município.

Como todo atendimento na rede pública de saúde a porta de entrada é através das Unidades de Saúde da Família (USF), que marcam as consultas com oftalmologistas nos serviços conveniados. As consultas podem acontecer no Cais de Jaguaribe, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Hospital Edson Ramalho e outros serviços conveniados.

Caso o oftalmologista da rede SUS detecte que o usuário está com Glaucoma ele é encaminhado para uma das clinicas credenciadas especificas para fazer o tratamento adequado. No caso da Catarata o encaminhamento é semelhante, mas após a consulta, caso seja identificado a necessidade da cirurgia os dados do usuário são colocados no sistema para autorização da Comissão de Oftalmologia.

De acordo com a Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), a SMS oferta mensalmente quase 11 mil procedimento e exames como ultrassonografia ocular, reconstituição da pálpebra, sondagem das vias lacrimais, consultas para avaliação de estrabismo, mapeamentos da retina, teste de visão de cores, entre outros tipos de consultas, exames e procedimentos. Além dos procedimentos os usuários do SUS também têm acesso gratuitamente aos colírios que são disponibilizados nas clínicas que fazem as consultas.

Glaucoma – É um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico, que é o nervo responsável por carregar as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. Existem quatro tipos da doença, o glaucoma de ângulo fechado (agudo), de ângulo aberto (crônico), glaucoma congênito e o glaucoma secundário; cada um com causas, sintomas e formas de tratamento distintas.

 Catarata – A catarata é uma opacidade do cristalino, a lente natural do olho.  Pessoas com catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. Essa visão nublada gera dificuldade em realizar tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas. Existem cinco tipos de catarata, a relacionada à idade, a congênita, secundária, traumática e de radiação. A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início, mas com o tempo pode interferir na visão. Em alguns casos o uso de óculos ajuda a lidar com o problema, em outros se faz necessária a realização de cirurgia, um procedimento seguro e eficaz.