SMS oferta tratamento para hanseníase nas unidades de saúde

Por Rebeka Paiva - em 2700

Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com

D R T . R J . ‘15855;

perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato. Esses são alguns dos sintomas da Hanseníase, uma doença crônica e infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que atinge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades físicas.

A cada último domingo do mês de janeiro comemora-se o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Quem tem hanseníase, ou suspeita que tenha, encontra assistência na Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, desde a investigação do caso até o tratamento.

Esse serviço é ofertado em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital. “Ofertamos uma assistência completa aos nossos usuários com suspeição de caso, diagnóstico, acompanhamento e tratamento, além de disponibilizarmos os medicamentos aos nossos usuários”, explica a coordenadora da área técnica de Hanseníase, Eveline Vilar.

Eveline explica ainda que a hanseníase tem cura e o tratamento é feito à base de antibióticos. “Muitas pessoas não sabem, mas a hanseníase tem cura, basta fazer o tratamento com a medicação”, comenta a coordenadora.

A doença é transmitida através de portadores da hanseníase sem tratamento que eliminam os bacilos através de secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro. A maioria das pessoas que entram em contato com os bacilos não desenvolve a doença, mas fatores ligados à genética são responsáveis pelo adoecimento ou resistência. O período de incubação da hanseníase varia de três até cinco anos.

“É importante destacar que o paciente em tratamento regular ou que já recebeu alta não transmite a doença. Infelizmente muitas pessoas não sabem sobre a doença e suas condições e acabam difundindo informações erradas e cheias de preconceito”, comenta Eveline.

Os principais sintomas da doença são: perda da sensibilidade ao calor, dor ou tato; ressecamento nos olhos, pele seca; queda de pelos do corpo bem como diminuição da força muscular, formigamento, nódulos (caroços) no corpo, que podem ser dolorosos e avermelhados.

“As pessoas devem ficar alerta para o aparecimento de sintomas e não hesitar em procurar a Unidade de Saúde da Família onde será feito o exame para diagnostico, quanto antes for diagnosticada a hanseníase mais rápido será o tratamento e a cura”, alerta a coordenadora da área técnica de Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Eveline Vilar.