SMS orienta os funcionários da Funasa sobre os cuidados com o mosquito Aedes

Por - em 514

Rebeka Paiva

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) realizou na manhã desta terça-feira (16) uma capacitação sobre as formas de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti com os funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Durante a ação foi realizada uma palestra, ministrada pelo gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), Nilton Guedes, sobre as formas de controle do Aedes aegypti, como identificar focos, além de explicar mitos e verdades em torno do mosquito. Na ocasião, os participantes aproveitaram para tirar dúvidas e fazer questionamentos. Em seguida a palestra, os funcionários da Funasa junto aos agentes de vigilância ambiental realizaram uma inspeção ao longo do território da Fundação para descobrir focos ou prováveis criadouros para o mosquito.

“Após essa capacitação os funcionários vão poder aplicar os conhecimentos adquiridos não apenas nas situações do trabalho, mas também em suas vidas pessoais, já que podem orientar vizinhos e familiares em situações informais, tornado-se multiplicadores de informação”, comenta Nilton Guedes.

Para a chefe da seção de educação em saúde ambiental da Funasa, Elma Pimentel, a capacitação com os funcionários da instituição é mais um meio que contribui com as ações já realizadas pela Funasa.

“Trazer a vigilância ambiental da SMS para ministrar essa palestra com nossos funcionários foi uma ideia que surgiu por conta dos trabalhos que realizamos e pela necessidade de manter-se sempre informado, principalmente sobre esse mosquito que tem causado tanto dano à população, sendo assim, intensificamos as ações educativas junto aos nossos profissionais para que o cuidado não fique restrito apenas ao serviço, mas que seja ampliado para as regiões vizinhas”, explicou Elma Pimentel.

Combate ao Aedes  Diante do crescimento do número de casos da doença no país e da confirmação, pelo Ministério da Saúde, de que o zika vírus está diretamente ligado aos casos de bebês com microcefalia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estabeleceu um Plano de Combate ao mosquito, realizado em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

O monitoramento e o controle do Aedes aegypti estão sendo realizados diariamente e de forma intensificada pelos agentes de saúde ambiental nos diversos bairros da Capital. Durante as visitas, além da aplicação de larvicida nos criadouros do mosquito, os agentes realizam também um trabalho educativo com os moradores das residências e proprietários de estabelecimentos. As ações foram definidas por bairro.

A população pode entrar em contato com o Centro de Vigilância Ambiental para fazer denúncias de possíveis criadouros do mosquito e/ou se cadastrar para que em uma determinada área haja o recolhimento periódico de pneus. Para mais informações sobre os locais adequados para o descarte de pneus e sobre o mosquito Aedes aegipty, a população pode entrar em contato direto com a Cvaz através dos telefones 3214-5718, 3214-3459 ou 3218-9357.