SMS orienta usuários e faz testes de voz no Cais de Mangabeira

Por - em 500

A ação intitulada “Amigos da Voz”, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Mangabeira, na tarde desta quinta-feira (18), avaliou e orientou 45 pessoas em relação aos cuidados com o trato vocal. Desse total, 18 foram encaminhadas para uma consulta com um otorrinolaringologista. A ação foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Voz, celebrado no último dia 16.

De acordo com a fonoaudióloga Ilanna Fonseca, uma das profissionais que participou do evento, o objetivo foi levar orientações sobre a saúde da voz ao público, com a aplicação de um teste para verificar a necessidade de exames especializados. “Depois da consulta com o otorrino, essas 18 pessoas voltarão para ser atendidas no Setor de Fonoaudiologia”, disse.

A fonoaudióloga Maria Aíla, que também atende no Cais de Mangabeira e participou da ação, destacou que atitudes como falar sem esforço, articular bem as palavras, beber bastante água, fazer repouso vocal, evitar pigarrear, sussurrar ou gritar e manter boa postura corporal ao falar são algumas das principais recomendações para o cuidado com o aparelho vocal.

Ao dar visibilidade à voz, a SMS pretende promover o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças que podem afetar o principal meio de comunicação das pessoas. O serviço é oferecido de forma constante.

Cuidados – Especialistas apontam como principais vilões da saúde vocal o cigarro e a bebida alcoólica. “Quando a fumaça é tragada, agride todo sistema respiratório, principalmente as pregas vocais. O excesso de bebida alcoólica também é prejudicial, porque diminui a sensibilidade. Como não conseguimos controlar o esforço que utilizamos ao falar, podemos exagerar e causar um grande desgaste nas pregas vocais, além de irritação, edema, tosse, pigarro e infecções”, explicou Ilanna.