SMS orienta usuários para mudanças no calendário de vacinação para 2016

Por Lílian Pedreira - em 955

 

 

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Lílian Pedreira

Seguindo determinação do Ministério da Saúde (MS), a Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta os usuários para algumas mudanças no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI). As alterações para novos esquemas vacinais passam a valer a partir de janeiro.

Com as alterações, a vacinação de rotina introduz novos esquemas vacinais e algumas mudanças como a extensão universal da vacina contra hepatite B para todas as faixas etárias e a redução de doses para as vacinas papiloma vírus humano (HPV), que passa a ser administrada em duas doses (inicial e a segunda após seis meses), não sendo mais necessária a terceira dose, cinco anos após a primeira dose.

As modificações no calendário são também para as vacinas poliomielite, pneumocócica 10 valente, hepatite A e meningocócica C (conjugada). De acordo com a nota informativa do Ministério a Saúde, as alterações do calendário acontecem por diversos fatores como situação epidemiológica, mudanças nas indicações das vacinas ou incorporação de novas vacinas.

“As alterações serão sempre acompanhadas pelos profissionais que trabalham nas salas de vacinas da rede municipal de saúde. É importante que os pais fiquem sempre atentos a caderneta de vacinação dos seus filhos e, no caso de dúvidas, procurar a Unidade de Saúde de referência mais próxima de sua casa”, ressaltou Chiara Dantas, chefe da seção de imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

D R T . R J . 15855.

Veja as mudanças no calendário nacional de vacinação:

Vacina Poliomielite – Substituição da terceira dose, administrada atualmente com a vacina oral poliomielite (VOP) por vacina inativada poliomielite (VIP).

Vacina pneumocócica 10 valente – Novo esquema básico de duas doses (aos 2 meses e 4 meses) e reforço preferencialmente aos 12 meses, podendo ser administrada até os 4 anos de idade. Crianças entre os 12 meses e 4 anos não vacinadas tomarão dose única.

Vacina papiloma vírus humano (HPV) – Mudança do esquema vacinal para duas doses, a segunda dose sendo ministrada depois de 6 meses, não sendo necessária mais a terceira dose.

Vacina meningocócica C – Administrar o primeiro reforço (R1) preferencialmente aos 12 meses, podendo ser administrado até os 4 anos. Crianças entre os 12 meses e 4 anos não vacinadas tomarão dose única.

Vacina hepatite A – Alteração da faixa etária para a vacinação, dos 12 meses para os 15 meses, em dose única, podendo ser administrada até os 23 meses.

Vacina hepatite B – Ampliada a oferta para a população independente da idade e/ou condições de vulnerabilidade.

Para mais informações, acesse o calendário básico de vacinação no link: http://goo.gl/muFCZF

Vacinação em dia – A população pode acompanhar seu cartão de vacinação e manter sua imunização atualizada, através do aplicativo ‘Vacinação em Dia’ para smartphones e tablets. O objetivo da ferramenta é estar presente no cotidiano dos cidadãos por meio de dispositivo móvel, com informações necessárias para garantir a vacinação do cidadão e sua família.

O aplicativo está disponível para usuários do Android. Para fazer o download, o usuário pode acessar a página de aplicativos do Governo Federal (http://www.aplicativos.gov.br/aplicativos/vacinacao-em-dia-1) e clicar no link do Android, sendo encaminhado para a loja virtual onde poderá fazer o download gratuito e instalação em seu dispositivo móvel.