SMS participa de discussão sobre políticas de prevenção a acidentes no trânsito

Por - em 319

Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa participarão de uma reunião para analisar dados sobre acidentes e mortes no trânsito. O encontro promovido pelo Projeto Vida no Trânsito vai discutir políticas de prevenção a este tipo de ocorrências, que representa uma grande parcela dos casos de internação nos hospitais de urgência e emergência.

A reunião acontecerá nesta terça-feira (2), a partir das 9h, na sede da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e contará com a participação de especialistas em trânsito e acidentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) e Secretaria Estadual de Saúde (SES).

De acordo com Heloísa Wanick, sanitarista da Vigilância Epidemiológica do município, os técnicos da SMS participam da análise dos dados, acompanhando os casos de acidentes com a finalidade de lançar uma proposta de intervenção dentro do contexto local.

“O nosso foco é o trabalho com violências e acidentes, tendo em vista a problemática que enfrentamos atualmente, com as repercussões das ocorrências no trânsito para a saúde da população. Nós fazemos um levantamento dos fatores de risco, levando em consideração os acidentes graves, que causam internação de mais de 24h nos hospitais, e os acidentes fatais, que levam a óbito”, afirmou.

Projeto Vida no Trânsito – Lançado em 2011, é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem como foco subsidiar gestores para o fortalecimento de políticas públicas para a redução das mortes e lesões graves no trânsito.

Entre as ações desenvolvidas estão: qualificação da informação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações integradas e intersetoriais, de acordo com as particularidades locais. O trabalho segue a metodologia do projeto internacional denominado Segurança no Trânsito.