SMS participa de oficina sobre Política Nacional de Assistência Farmacêutica
A Escola Nacional de Farmacêuticos, em parceria com a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba (Sifep), realizará oficinas estaduais de avaliação dos 10 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (Pnaf). O encontro é voltado para farmacêuticos e contará com a presença dos profissionais da Rede Municipal de Saúde.
Em João Pessoa, a atividade conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no auditório do Netuanah Hotel, na Avenida Cabo Branco.
“Dentro das políticas públicas, o Plano Nacional de Assistência Farmacêutica vêm contribuir no cuidado integral do indivíduo, permeando por todas as áreas técnicas, potencializando os profissionais e conscientizando a população no uso devido do medicamento, reduzindo assim a automedicação”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Mônica Rocha, que participará da abertura da atividade.
O evento tem como objetivo promover um amplo debate com a sociedade brasileira, para avaliar o desenvolvimento da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, a sua interface com as demais políticas de saúde e com o controle social. “O evento busca identificar os avanços alcançados e os desafios apresentados para seu aperfeiçoamento”, afirmou o presidente do Sifep, Sérgio Luiz Gomes da Silva.
Ainda de acordo com o presidente, o evento visa também conscientizar sobre o uso racional de medicamentos através de ações que disciplinem a prescrição, dispensação e uso de medicamentos.
Programação:
10 de outubro (Sexta-feira)
9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 12h – Painel: A Política Nacional de Assistência Farmacêutica: reflexões e perspectivas.
12h às 14h – Intervalo para almoço
14h às 18h – Grupos de trabalho
Temas dos grupos:
1 – Universalidade do acesso à saúde e aos medicamentos: público e privado, integralidade de atenção, acesso a terapias integrativas e serviços farmacêuticos.
2 – Recursos Humanos no SUS: formação em graduação e pós graduação, relações academia-serviços, valorização do trabalhador.
3 – Financiamento da assessoria farmacêutica: regulação e monitoração do mercado farmacêutico, adequação orçamentária para as ações da assistência farmacêutica.
4 – Gestão da assistência farmacêutica: descentralização e superação da fragmentação das ações, aplicação dos recursos, pactuações, redes e regionalização.
5 – Desenvolvimento científico e tecnológico: complexo médico-industrial da saúde e seus impactos sobre a política de saúde, modernização e ampliação da capacidade produtiva de medicamentos, pesquisa, desenvolvimento e soberania nacional.
11 de outubro (Sábado)
9h às 12h – Apresentação e Avaliação da PNAF: 10 anos passados e 10 anos futuros.
12h às 14h – Encaminhamentos e encerramento do evento.