SMS promove ação de cidadania e saúde no Mercado Público de Cruz das Armas

Por - em 1146

Rebeka Paivafoto.Ivomar Gomes Pereira (8)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizou na manhã desta quarta-feira (20) uma ação de cidadania e saúde no Mercado Público de Cruz das Armas. A ação teve como objetivo, além da promoção da saúde, conscientizar a população quanto à prevenção de algumas doenças como Dengue, Zika, DSTs e má postura corporal.

“Hoje saímos da Unidade de Saúde e trouxemos nossos serviços para mais perto da população. Com essa atividade externa nos aproximamos mais da população em seu dia-a-dia o que nos permite conversar com um público maior do que o que frequenta a USF, principalmente àqueles usuários que trabalham muito e não conseguem tirar um tempinho para ver como anda a saúde”, comenta a NASF da USF Integrada de Cruz das Armas, Emília Guedes Pereira.

Durante toda a manhã, foram ofertados serviços como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; aferição de pressão arterial e glicemia; massagem corporal; orientação postural; prevenção contra dengue, zika e chikungunya; e orientações sobre os serviços da Rede Municipal de Saúde no geral.

A comerciante Ana Pereira aproveitou a ação para verificar como anda a saúde. “Sou hipertensa e sempre procuro me cuidar, mas com a rotina de trabalho aqui no mercado muitas vezes falta tempo para esse cuidado. Atividades como essas são ótimas e muito importantes, principalmente pra gente que vive nessa correria e não consegue encontrar um tempinho para ir ver como está a saúde”, comenta a comerciante.

Nasf – O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) tem a finalidade de compartilhar e apoiar as práticas em saúde a fim de aperfeiçoar o serviço ofertado à população.  Ao todo, a rede municipal de saúde conta com 179 profissionais de diversos núcleos específicos da área de saúde, distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

O Nasf é formado por equipes multiprofissionais compostas por educadores físicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos e farmacêuticos.