SMS promove ação no Parque da Lagoa no Dia Mundial de Combate à Tuberculose
Nesta sexta-feira (24) é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e, em alusão à data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover atividades educativas, das 7h às 11h, no Parque da Lagoa. A ação é uma parceria com o curso de enfermagem da Faculdade Maurício de Nassau.
Durante toda a manhã serão ofertados serviços de saúde como verificação de pressão arterial e avaliação do índice de massa corporal, além de orientações sobre a tuberculose e distribuição de material educativo com informações sobre a doença.
A coordenadora de Tuberculose e Hanseníase da SMS, Eveline Vilar, ressalta a importância do tratamento da doença. “É importante identificar os casos, pois é uma doença transmissível, e isso se faz através da busca do sintomático respiratório. Ou seja, todas as pessoas que tiverem tosse por mais de três semanas devem fazer o exame de escarro”, disse.
O exame para detectar a doença pode ser feito nas Unidades de Saúde da Família (USF) e o material é encaminhado para o laboratório do município. O usuário recebe o diagnóstico em 24h na sua USF de referência. O tratamento é indolor e tem duração de seis meses. “Quem já está em tratamento é fundamental que não abandone, pois corre o risco de criar resistência ao medicamento e a doença voltar de forma mais agressiva”, alertou Eveline.
Dados – De acordo com a Área Técnica de Tuberculose e Hanseníase da SMS, em 2015 surgiram 386 novos casos da doença em residentes de João Pessoa. No ano passado, o número de novos casos foi de 375 e, nos três primeiros meses de 2017, já foram registrados 49 casos.
Doença – A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é causada por uma infecção derivada da bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Em alguns casos, a bactéria pode atingir também outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges, membranas que envolvem o cérebro.