SMS promove ações alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco

Por - em 605

Ascom/SMS

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da seção de Doenças e Agravos não Transmissíveis, realizou, na manhã desta terça-feira (31), ações de promoção e prevenção à saúde. A atividade aconteceu no Shopping Tambiá e teve como parceiros a Associação Médica da Paraíba, Sociedade de Pneumologia da Paraíba, Sociedade de Cardiologia- Região Paraíba, AGEVISA, Liga Acadêmica de Emergências Clínicas – LAEC/PB e Planos de Saúde.

“Nosso objetivo é alertar a população sobre os males causados pelo fumo, incentivando cada vez mais para que as pessoas deixem de fumar e adquiram mais hábitos saudáveis. São atividades voltadas a todos os públicos, mas principalmente à população de crianças e jovens que são mais vulneráveis. Hoje é apenas uma intensificação das nossas ações que acontecem diariamente nos nossos serviços”, explica a coordenadora da seção de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Niviane Ribeiro.

Na ocasião foram ofertados testes de Espirometria, de Monoximetria, de Fagerstrom, verificação de Pressão Arterial, além de orientações sobre os malefícios do tabagismo, os locais para tratamento na rede municipal e distribuição de material educativo.

Além de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator importante de risco para o desenvolvimento de outras doenças, tais como – tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.

Esse ano, o dia Mundial Sem Tabaco tem como tema a padronização das embalagens dos produtos de tabaco. Com a padronização, as embalagens dos produtos de tabaco passam a ser iguais, seguindo um padrão definido pelo governo, que determina forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, mantendo-se apenas o nome da marca. Também não possui logotipos, design e textos promocionais.

De acordo com a coordenadora da seção de Doenças e Agravos não Transmissíveis já é possível encontrar maços de cigarros totalmente brancos, sem apelo chamativo, estando apenas o nome da marca. “A ideia busca sensibilizar o público mais vulnerável ao vício, que são pré-adolescentes e adolescentes”, explica Niviane Ribeiro.

D R T . R J . 15855.

D R T . R J . 15855.

Serviço – Atualmente, a Rede Municipal de Saúde disponibiliza cinco centros de referência de tratamento contra o tabagismo. São eles: os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) em Jaguaribe, Cristo e Mangabeira; Centro de Atenção Psicossocial sobre Álcool e Outras Drogas (Caps Ad); e Unidade Básica de Saúde (UBS) Mandacaru.

Desde o ano de 2006, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (Inca). O programa visa estimular e apoiar pessoas fumantes no processo de cessação do fumo e na adoção de hábitos saudáveis de vida, com o apoio de uma equipe multiprofissional de saúde formada por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e nutricionista.

Para participar do programa, o interessado em parar de fumar deve se dirigir a um dos centros de tratamento e realizar sua inscrição ou ainda procurar a USF de sua região e será encaminhado a um dos centros especializados. Chegando a um desses locais, todos os interessados são submetidos a uma triagem, onde são colhidas todas as informações do paciente e realizados exames, inclusive o Raio X e o teste de Fargeström, feito para medir o grau de dependência química do fumante através de um questionário.

Dados – De acordo com estimativas do Ministério da Saúde, João Pessoa possui 91.015 fumantes. Este ano, 112 pessoas morreram em virtude do câncer de pulmão. Em 2015, foram 418 óbitos pela mesma causa e em 2014 foram 390 mortes.

Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo, sendo responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).