SMS promove aula inaugural aos residentes do Programa de Medicina e Comunidade

Por - em 611

Rebeka Paiva

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou nesta sexta-feira (11), em um dos auditórios da Estação das Artes, uma aula inaugural para acolher os novos médicos residentes do Programa de Medicina e Comunidade, que estão atuando nos serviços da Rede Municipal de Saúde, principalmente nas Unidades de Saúde da Família.

O Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade é uma parceria da SMS com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e o Unipê.

A acolhida contou com a presença de diretores e gestores da rede de atenção básica da SMS, coordenadores das residências médicas da FCM, UFPB e Unipê e foi conduzida por Felipe Proenço, diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, que falou sobre o panorama atual da medicina e a comunidade.

De acordo com Daniela Pimentel, gerente da Educação em Saúde da SMS, a presença de Felipe Proenço faz com que os residentes possam compreender melhor o ambiente em que estarão atuando e tirar dúvidas. “A área de medicina e comunidade está crescendo bastante e é um campo que oferta muitas opções de atuação ao médico, além disso, existe um projeto do Ministério da Saúde que a partir de 2019 cada médico formado terá que passar um ano na residência em saúde da família, pois é uma área que prepara bem o profissional”, comenta Daniela.

Ainda de acordo com a gerente da Educação em Saúde da SMS os residentes médicos estão atuando nas mesmas unidades onde atuam os residentes multiprofissionais, o que reorienta as condutas práticas nas USFs, dando um novo ritmo e uma nova forma de trabalho. “O intercâmbio entre esses residentes é fundamental para impulsionar o processo de trabalho na saúde da família”, complementa Daniela Pimentel.

A programação do curso de residência médica teve início no dia 1º de março, conforme de orientação do Conselho Nacional de Residência Médica, na resolução n.º 2 de 1º de setembro de 2011 e os novos residentes estão utilizando como cenários de treinamento o Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity (Ortotrauma), o Hospital Municipal Santa Isabel, a rede básica de atenção à saúde do município com as Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Hospital Municipal Valentina de Figueiredo, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Rede Escola – As residências médicas, estágios, pesquisas e visitas técnicas na Rede Municipal de Saúde são coordenadas pela Gerência da Educação na Saúde da SMS, através do projeto Rede Escola.

A política da Rede Escola foi formalizada através do Convênio n° 001/2006, firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da SMS e as Instituições de Ensino públicas e privadas, com o objetivo de regulamentar a aprendizagem pelo trabalho no âmbito da rede municipal de saúde e estabelecer relações de cooperação pedagógica, incluindo atividades de parceria na área de ensino, atenção e pesquisa em saúde.