SMS promove bloco de carnaval para usuários do Caps
Com o objetivo de trabalhar a reinserção e a reabilitação, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Gutemberg Botelho (Caps III) desfilaram, na tarde desta terça-feira (25), no bloco Unidos Pela Loucura. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde.
“Essa é uma ação única em que o usuário, geralmente à margem da sociedade, tem a oportunidade de se integrar a um festejo eminentemente popular e comemorar com sua família e amigos. É tratar saúde muito além do que remédios e hospitais”, enfatiza Adalberto Fulgêncio, secretário de Saúde do município.
O percurso do bloco foi no Bairro dos Estados, nas proximidades do Shopping Sebrae a Avenida Minas Gerais, na sede do Caps. Durante a concentração houve a participação de uma orquestra de frevo, que contou com a participação do grupo de percussão composto por usuários do Caps.
Centro – O Gutemberg Botelho destina-se ao tratamento de usuários com transtornos mentais graves, severos e persistentes nas modalidades de atenção diária ou 24h.
O serviço conta hoje com mais de 2 mil usuários cadastrados. “O Caps figura como um conjunto de ações inovadoras na assistência da demanda de cuidados no campo da saúde mental, tanto para o usuário quanto para seus familiares”, destaca Sandra Carvalho, diretora do Caps.