SMS promove oficina de detecção de IST para prevenção de lesões bucais

Por Thibério Rodrigues - em 880

A Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover a I Oficina Municipal sobre a Detecção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para Prevenção das Afecções Bucais. O evento vai acontecer nos dias 25 de abril e 9 de maio, das 8h às 17h, na Clínica Odontológica e no auditório do Centro de Convivência do Unipê.

O objetivo é promover a detecção precoce de lesões bucais por IST na população atendida pelos serviços públicos do município, visando a prevenção deste público. Participarão da atividade aproximadamente 200 odontólogos dos serviços de Atenção Básica e Especializada da Rede Municipal de Saúde.

De acordo com Maria Clarisse Rocha, chefe da seção de IST da SMS, a qualificação de odontólogos tem grande importância para a detecção de IST. “Muitas infecções sexualmente transmissíveis acometem a cavidade oral a exemplo da sífilis, herpes e gonorréia. Por isso, o dentista é um dos profissionais que pode detectar essas lesões precocemente e encaminhar para o tratamento nos serviços de referência”, explicou.

Programação – A Oficina será dividida em duas turmas, sendo as atividades do primeiro grupo no dia 25 de abril e para o segundo grupo no dia 9 de maio. A programação contará com mesa redonda, debate e atividades práticas coordenadas por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e POP Brasil.