SMS promove ‘Semana de Hábitos de Vida Saudável para a pessoa idosa’
Com o objetivo de estimular um envelhecimento ativo e saudável, a Área Técnica de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a 7ª Semana de Promoção de Hábitos de Vida Saudável para a pessoa idosa. A ação acontece a partir desta terça-feira (19), até 22 de agosto, em um Distrito Sanitário a cada dia.
O evento pretende fortalecer o envelhecimento bem sucedido, com uma menor probabilidade de adoecimento, estimulo a funcionalidade do idoso, o desempenho cognitivo e seu engajamento sociocultural, além de despertar na população idosa, nos profissionais de saúde e na própria sociedade o entendimento de que a promoção e a prevenção em saúde são ações que devem ser estendidas a todas as faixas etárias.
“O objetivo dessa ação é promover mudanças de hábitos que são nocivos para todos, principalmente para os idosos, mas que estão culturalmente enraizados, como por exemplo, fumar cachimbo, comer comidas altamente gordurosas e salgadas. Esta também visa incentivar que os idosos se tornem menos sedentários e se adaptem para ter uma vida mais saudável”, ressaltou a responsável pela Área Técnica de Saúde do Idoso da SMS, Irene Delgado.
A ação é direcionada a população com idade igual ou superior a 60 anos, grupos de idosos e profissionais que atuam na Atenção Básica dos Distritos Sanitários.
Serviços – A Rede Municipal de Saúde atende aos idosos através das 181 Equipes de Saúde da Família (ESF), 4 Unidades Básica de Saúde (UBS), 3 Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), 3 Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cepics) e um Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese, realizado pelo CAIS Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a Rede Hospitalar.
Também são oferecidas atividades físicas nas praças e por meio dos grupos de convivência nas Equipes de Saúde da Família. Para ter acesso aos serviços, basta o idoso procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.
Idosos – De acordo com o Estatuto do Idoso, uma pessoa é considerada idosa, e passa a ter acesso aos direitos assegurados, a partir dos 60 anos.
No início do século passado, a expectativa de vida da população era de 33 anos. Nos dias atuais, essa expectativa saltou para 74,9 anos, aqui na Paraíba. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente em João Pessoa a população de idosos já chega a 83.118 habitantes.
Confira a programação da 7ª Semana de Promoção de Hábitos de Vida Saudável para a pessoa idosa:
Terça (19) – Distrito Sanitário II
Local: USF Estação Saúde. Rua: Horácio Trajano de Oliveira, s/n, Cristo.
Horário: 8h às 12h e de 14h as 17h
Atividades programadas: Verificação de pressão arterial, teste rápido de HIV, Hepatite B e C e Sífilis, odontologia (palestra sobre câncer bucal), vacina contra influenza, Práticas Integrativas e Complementares (PICs), orientações nutricionais e posturais, atividade aeróbica, palestra sobre sexualidade e gênero, distribuição de preservativos e gel lubrificante e apresentação do grupo de idosos do bairro do Geisel.
Quarta (20) – Distrito Sanitário III
Local: Associação José Américo (Em frente à USF José Américo I) – Rua: Leila Diniz, José Américo.
Horário: 8h às 12h
Atividades programadas: Verificação de pressão arterial, palestra com nutricionista e educadora física, orientações em saúde bucal, orientações sobre direito dos idosos e apresentações musicais.
Quinta (21) – Distrito Sanitário IV
Local: Associação de Moradores do Padre Zé – Rua: Deputado Sosténes Pedro, s/n, Padre Zé.
Horário: 13h às 17h
Atividades programadas: Verificação de pressão arterial e glicemia, orientações nutricionais, Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e apresentações culturais.
Sexta (22) – Distrito Sanitário V
Local: Busto de Tamandaré
Horário: 7h às 11h
Atividades programadas: Verificação de pressão arterial e glicemia, atividade com João Pessoa Vida Saudável, Práticas Integrativas e Complementares (PICs), orientações em saúde bucal e saúde auditiva no envelhecimento, apresentação dos serviços (conselho do idoso, CAISI e CTA) e apresentação do teatro Fênix (USF São José).