SMS promove Semana do Bebê pela redução da mortalidade infantil

Por - em 744

Thibério Rodrigues

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa promoverá a Semana do Bebê a partir desta segunda-feira (23). A ação é direcionada para a redução da mortalidade infantil, promoção aos cuidados da primeira infância e o incentivo ao aleitamento materno. A programação segue até o dia 29 de maio com atividades voltadas à saúde da criança.

A Semana do Bebê terá como abertura oficial uma conferência para profissionais das áreas de saúde, educação, assistência e desenvolvimento social com o tema “Atuação em rede no atendimento á gestante e crianças pequenas Humanização no cuidado”. O evento acontecerá na terça-feira (14), a partir das 9h, na Estação Cabo Branco.

A programação conta ainda com outras atividades como: palestras sobre os cuidados com o bebê, rodas de diálogo com gestantes e profissionais, sessões de cinema com crianças sobre alimentação saudável, oficina de Shantala, oficina de estimulação em crianças com microcefalia, curso de Urgência e Emergência pediátrica e cirandas de serviços nos territórios das Unidades de Saúde da Família (USF) Nova Conquista, Mudança de Vida, Quatro Estações e São José.

De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde da Criança da SMS, Edgar Tito Neto, além de contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil, a ação tem como finalidade também a melhoria na qualidade de vida dos bebês.

“A proposta tem como objetivo prevenir acidentes e violências contras as crianças, diminuir situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce, potencializar o cuidado de crianças com deficiência e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância”, afirmou.

Para mais informações sobre a programação da Semana do Bebê, os interessados podem ligar para o número: 3214-7955.

Lei Municipal – A Semana do Bebê passou a integrar o calendário oficial de eventos do Município de João Pessoa a partir de uma lei municipal sancionada no dia 22 de maio de 2015, em decorrência de um projeto enviado por técnicos da SMS para a frente parlamentar de defesa da criança e do adolescente na Câmara de Vereadores da Capital.

Saúde da Criança – Para organizar todas as ações e atividades voltadas às crianças, além de monitorar o funcionamento dos projetos, a SMS possui uma área técnica exclusiva para a Saúde da Criança, que realiza, durante todo o ano, diversas ações visando qualidade na saúde de crianças e adolescentes.