SMS qualifica profissionais no cuidado de crianças em situação de violência

Por - em 280

Sensibilizar os profissionais de saúde para a prática do cuidado de crianças, adolescentes e das famílias em situação de violência é o objetivo da capacitação que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), nesta quinta-feira (30). O evento é voltado para profissionais das áreas da Saúde, Educação, Assistência Social e Conselhos Tutelares envolvidos na rede de proteção a criança e adolescentes da Capital.

Durante a manhã, a partir das 9h30, serão realizadas palestras no auditório do Centro de Formação de Professores (Cefor), localizado na Avenida Pedro II, anexo ao Complexo Hospitalar Psiquiátrico Juliano Moreira. Já no turno da tarde, a partir das 13h30, os participantes realizarão visitas técnicas em hospitais da cidade.

De acordo com o coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança da SMS, Edgar Tito Neto, o evento integra as ações desenvolvidas em parceria com o Ministério da Saúde, com a finalidade de qualificar seus profissionais para políticas de prevenção de violências e promoção da cultura e paz. “Com o objetivo de qualificar os serviços, ficou definido como uma das prioridades a capacitação dos profissionais de saúde para a prática do cuidado de crianças e adolescentes em situação de violências”, disse.

As visitas contarão com a presença de técnicos da Saúde da Criança, do Ministério da Saúde e do Município.  “Estas visitas têm o objetivo de conhecer os serviços de referência para atenção integral às pessoas em situação de violência, onde o público atendido deve incluir crianças e adolescentes em situação de violência sexual, dentre outras”, explicou Edgar.

Ainda segundo o coordenador, participarão do evento aproximadamente 80 pessoas, entre gestores da saúde, profissionais dos quatro hospitais de referência para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, profissionais da rede do Sistema Único da Assistência Social (Suas), técnicos da Promotoria da Infância e da Juventude, conselheiros tutelares, coordenadores dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), profissionais de saúde dos cinco Distritos Sanitários da Capital e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além de profissionais envolvidos em projetos e programas de incentivo à educação de crianças e adolescentes.

Programação

Dia 30/10 – Quinta-feira

Local: Auditório do Cefor (Avenida Pedro II, anexo ao Complexo Hospitalar Psiquiátrico Juliano Moreira)

9h30 – Promoção da Saúde e Prevenção das Violências / Tipos e Naturezas de violências que atingem crianças e adolescentes

10h – Alerta para os sinais e sintomas de violências contra crianças e adolescentes / Linha de cuidado para atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violências.

11h – Rede de Cuidado e proteção Social para Atenção Integral às Crianças / Adolescentes e suas famílias em situação de violência / Aspectos Legais: Portaria 485 de 1º de abril de 2014

12h – Intervalo para o Almoço

Dia 30/10 – Tarde

13h30 – Visita ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena

15h – Visita ao Hospital Maternidade Instituto Cândida Vargas

16h30 – Avaliação da atividade e Encaminhamentos (no auditório do Instituto Cândida Vargas)