Saúde qualifica profissionais para atendimento humanizado aos usuários do SUS

Por - em 989

DA Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa já qualificou 300 profissionais da atenção básica e especializada sobre a política nacional de humanização no serviço prestado à população. A capacitação desses trabalhadores tem o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em João Pessoa.

O curso “Boas práticas nos serviços de saúde” é realizado pela Gerência de Educação na Saúde (GES) desde agosto do ano passado e já teve quatro edições. As aulas da turma mais recente foram encerradas na sexta-feira (1º), com a capacitação de trabalhadores de atividade meio como: recepcionistas, atendentes de farmácia, marcadores, vigilantes e auxiliares de serviços gerais.

O curso tem duração de 30 horas e aulas são ministradas pelos apoiadores dos distritos sanitários, que fazem parte da Rede Escola. Nesta última turma, foram capacitados 60 profissionais, que deverão receber certificado no próximo mês.

De acordo com a gerência, a meta é que todos os trabalhadores de atividade meio da rede municipal de saúde passem por esse processo de qualificação. A cada edição do curso, os serviços apresentam melhorias na integração dos trabalhadores nas equipes, maior compromisso com o trabalho e melhor atendimento aos usuários.

Gerência – A Gerência de Educação na Saúde (GES) é o setor da SMS responsável por fazer cumprir o convênio entre instituições de ensino e a PMJP, através da regulação de estágios e pesquisas na rede, além do desenvolvimento de processos formativos de qualificação para os trabalhadores da saúde.

Rede Escola – A Rede Escola é formada pelas instituições de ensino do município, gestores da Secretaria de Saúde, profissionais da atenção básica e líderes do movimento estudantil para firmar parcerias e constituir um espaço de aprendizagem em saúde.

O projeto busca planejar, pactuar e acompanhar as atividades desenvolvidas na rede municipal com a finalidade de melhorar a organização dos serviços e contribuir na formação dos profissionais que atuam na área de saúde, objetivando a garantia e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).