SMS realiza ação de combate e controle da hipertensão arterial
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai disponibilizar diversos serviços de saúde em alusão ao Dia Nacional de Combate e Controle da Hipertensão Arterial. O objetivo da ação é alertar a população sobre os perigos da doença e os benefícios de uma pressão saudável. As atividades acontecerão nesta sexta-feira (24), das 8h às 12h, no Ponto Cem Réis.
As pessoas que visitarem o local terão acesso a serviços como orientação nutricional, aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, orientações sobre tabagismo e saúde bucal, além de terapias com massagens, floral e reike. O evento é uma parceria com a Sociedade Paraibana de Cardiologia e a Secretaria Estadual de Saúde (SES).
De acordo com Ana de Lourdes Oliveira, coordenadora da área técnica de hipertensão e diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alguns cuidados com a saúde são essenciais para evitar a doença. “É importante haver uma mudança para hábitos saudáveis de vida como o controle do peso, alimentação balanceada, prática de atividades físicas de forma regular, redução do consumo de sal nas refeições e evitar bebidas alcoólicas”, disse.
Outros hábitos como reservar um tempo para o lazer e o convívio familiar, que diminuem o estresse do cotidiano, também podem ajudar na prevenção da doença. “Se a pessoa não tiver hipertensão é importante verificar a pressão arterial pelo menos uma vez ao ano. Se já tiver, a aferição deve ser feita periodicamente”, observou Ana de Lourdes.
Serviços – A Secretaria de Saúde de João Pessoa oferece atividades de forma integrada dentro de seus serviços para reduzir os fatores de risco da hipertensão. Problemas como o tabagismo, alcoolismo, obesidade, entre outros, são trabalhados nas ações de promoção e prevenção desenvolvidas pelas equipes de saúde da família, assim como em serviços especializados nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais).
Para combater o sedentarismo e incentivar a prática de atividades físicas, a rede municipal de saúde desenvolve, também, projetos como o João Pessoa Vida Saudável, Academia da Saúde e as Práticas Integrativas e Complementares.
Dados – A hipertensão arterial sistêmica é um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a prevalência da doença no Brasil varia entre 22% e 44% para adultos (32% em média), chegando a mais de 50% para indivíduos com 60 a 69 anos e 75% em indivíduos com mais de 70 anos.
Segundo a coordenadora de hipertensão e diabetes da SMS, Ana de Lourdes Oliveira, os dados mais atualizados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) do Ministério da Saúde apontam que João Pessoa tem 59.161 hipertensos cadastrados para o acompanhamento das equipes de Saúde da Família.
Hipertensão – A hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. Pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a doença.