SMS realiza ação de conscientização no Ponto de Cem Réis no Dia Nacional do Homem
Luis Sousa
Nesta quarta-feira (15), o Brasil comemora o Dia Nacional do Homem. Para celebrar a data e incentivar que os homens se cuidem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza uma série de atividades de conscientização e promoção da saúde no Ponto de Cem Réis, entre 9h e 12h.
“A ação tem o objetivo de dar visibilidade ao Dia Nacional do Homem, incentivando a população masculina a cuidar da saúde, adquirindo hábitos de vida saudável com uma alimentação adequada, prática de atividade física, sem esquecer de realizar exames básicos de rotina, no mínimo uma vez ao ano, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica Vitor Késsio Ferreira, coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da SMS.
A ação acontece em parceria com o Grupo Condutor de Saúde do Homem, Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe, Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), Distritos Sanitários, Áreas Técnicas de Saúde Bucal e de Práticas Integrativas e Complementares.
Segundo Késsio Ferreira, o cuidado com a saúde pode evitar doenças graves e melhora a qualidade de vida. “O mês também faz referência a prevenção das hepatites virais, e temos a proposta de criação do Julho Amarelo pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Sempre trabalhamos na perspectiva da promoção e prevenção da saúde, para evitar os principais agravos e condicionantes de doenças, garantindo a melhoria da qualidade de vida”.
Saúde do homem – Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, os homens, comparativamente às mulheres, têm mais excesso de peso, baixo consumo de frutas, de legumes e de verduras, consumo abusivo de bebidas alcoólicas e tabagismo, situações que podem estar se refletindo numa maior mortalidade por doenças do aparelho circulatório, principalmente entre os mais velhos, e também por causas externas, predominantemente entre os mais jovens.
Comportamentos de risco, como consumo abusivo de bebidas alcoólicas, também se associam a outros comportamentos de risco, muitos determinados pela falsa autopercepção da infalibilidade masculina, facilitando a ocorrência de acidentes e de doenças infectocontagiosas como a Aids e a tuberculose.
O perfil da situação da saúde do homem no Brasil pode ser conferido neste link: http://goo.gl/nl4RcZ.