SMS realiza ação de conscientização sobre descarte adequado de lixo

Por - em 519

Thibério Rodrigues

Os prejuízos à saúde causados pelo acondicionamento inadequado do lixo serão tema de uma ação para a população do bairro Valentina Figueiredo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque do Sol e o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

A atividade acontecerá nesta terça-feira (29) a partir das 7h30 e segue durante toda a manhã na Rua Natália Gomes, próximo à USF Parque do Sol. O objetivo é conscientizar os moradores do bairro sobre a importância do descarte adequado do lixo para evitar pragas e epidemias.

Serão oferecidas à população palestras e informações educativas sobre o tema, além de serviços de promoção à saúde como vacinação, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e orientações de saúde bucal.

“Verificamos que muitos moradores da localidade não acondicionam o lixo de forma adequada e isso pode resultar até no surgimento de pragas e epidemias na região. Então é importante fazer esse trabalho educativo junto à população”, explicou Francisco Leonardo, apoiador da USF Parque do Sol.

Monitoramento de pragas – De acordo com o gerente da Cvaz, Nilton Guedes, o trabalho de monitoramento de pragas é contínuo e acontece com ações educativas e produtos químicos. “Atuamos no combate de quatro áreas que favorecem a proliferação das pragas: água, acesso, alimento e abrigo. Realizamos também palestras educativas em escolas, em obras de construção civil, fábricas e disponibilizando material educativo explicando a importância desse controle e do engajamento da população”, explicou.