SMS realiza ação de controle de pragas urbanas no Parque Solon de Lucena

Por - em 470

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realiza nesta terça (29) e quarta-feira (30) um conjunto de ações para o controle de pragas. O trabalho acontece na Lagoa do Parque Solon de Lucena, Mercado Central e shoppings populares.

O objetivo da ação é minimizar problemas relativos à migração de algumas pragas urbanas existentes na Lagoa, devido aos trabalhos de revitalização da área. Serão realizadas ações destinadas à informação sobre as diferentes pragas urbanas comuns na região, a exemplo de pombos, roedores, dengue e caramujos. A ação será executada por uma equipe multiprofissional de 50 servidores.

De acordo com o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes, a necessidade da ação se deve ao início do processo de revitalização do Parque Solon de Lucena. “Há um provável deslocamento das colônias de roedores e animais que sobrevivem naquele espaço para áreas limítrofes. Buscamos assim evitar a infestação de novas áreas”, explicou.

Serão vistoriados todos os estabelecimentos comerciais das proximidades do Parque Solon de Lucena para identificação de tocas de roedores e focos de mosquitos. Na ocasião os comerciantes serão orientados para evitar a presença desses animais. Também haverá um trabalho de identificação de criadouros das pragas também nas galerias pluviais da região.

Assim como nos estabelecimentos, no Porto do Capim serão realizadas visitas em cada casa para a identificação de tocas de roedores e de focos de mosquitos, além dos trabalhos educativos com os moradores do local.

Combate – Em todos os locais onde forem identificados roedores serão aplicados raticidas por técnicos qualificados, nas áreas com focos de mosquitos será priorizada a destruição dos focos. Quando necessário, será realizada a aplicação de larvicida.

“Os trabalhos educativos serão voltados para o acondicionamento adequado do lixo e as principais formas para o controle de pragas, que têm seu surgimento condicionado ao alimento, abrigo, água e acesso”, disse Nilton.

Tenda de Apoio – Durante os dois dias, haverá uma tenda montada no Parque Solon de Lucena, próximo às paradas de ônibus, que servirá de apoio para a realização das ações e orientação de profissionais para a população. Além disso, será promovida na tenda a adoção de cães e gatos.