SMS realiza ação de prevenção a doenças na comunidade Sonho Verde

Por - em 507

Uma ação de prevenção a doenças será ofertada para os moradores da comunidade Sonho Verde, no bairro Cidade Verde, nesta quinta-feira (25) a partir das 8h. A programação inclui atividades de assistência social, orientações sobre formas de contágios e cuidados gerais com a saúde da população e dos animais.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS), por meio do Programa Consultório na Rua e Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Gvaz), com o objetivo de incentivar os cuidados com a saúde entre os moradores da região.

De acordo com Tiago Sotero, enfermeiro do projeto Consultório na Rua, as atividades buscam reduzir os danos causados à saúde da população. “Estamos pensando no bem estar e na melhoria da qualidade de vida das pessoas que moram nessa comunidade e em situação de risco”, afirmou.

As equipes do Consultório na Rua trabalharão durante todo o dia desenvolvendo as atividades junto aos moradores, como exames laboratoriais e orientações de hábitos saudáveis.

Já os agentes da Gerência de Vigilância Ambiental realizarão vacinação antirrábica, teste rápido de leishmaniose, cadastramento para castração, aplicação de raticida para controle de roedores, visitação domiciliar para controle do mosquito Aedes aegypti (vetor da dengue), exames para esquistossomose, aplicação de praguicida para controle do bicho de pé.

Reunião com moradores – Nesta quarta-feira (24), equipes da Gvaz e do Consultório na Rua realizaram uma reunião com os moradores da comunidade para explicar a importância da ação e incentivar a participação de todos nas atividades desenvolvidas. “É importante explicar à população que os cuidados e a prevenção devem acontecer de forma contínua e devem partir de cada pessoa”, explicou Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Consultório na Rua – Com o foco na reabilitação, o Consultório na Rua é formado por equipes que realizam diversas formas de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial pelo uso do álcool e outras drogas.

A abordagem acontece nas ruas, praças e outros locais públicos da cidade, onde as equipes realizam ações e serviços de distribuição de preservativo; educação em prevenção de DST/Aids; psicologia; enfermagem; e encaminhamentos a serviços de atenção à saúde e assistência social.