SMS realiza ação de promoção à saúde nas escolas do Distrito Sanitário III

Por - em 387

Lilian Pedreira

 

A aula de educação física é uma das mais esperadas pelos jovens, mas será que eles estão com o condicionamento adequado para participar das atividades? É isso que uma ação do Distrito Sanitário III pretende responder. Entre os dias 18 e 20 de agosto, a partir das 8h, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irão examinar e avaliar os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Domingos José da Paixão, localizada na Avenida Domingos José da Paixão, no Bairro Mussumago.

“Além de fazer avaliações de rotina e de acompanhamento, os exames têm como objetivo diagnosticar os pontos fortes e fracos, além de verificar o condicionamento físico dos alunos que queiram praticar exercícios de forte impacto e resistência no ambiente escolar”, expplicou Mônica Maria Alves, coordenadora ação. “As avaliações são realizadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que dispõe de educador físico, fisioterapeutas e nutricionistas das Equipes de Saúde da Família”, completou.

As avaliações serão realizadas em cerca de 150 alunos, voltados para os estudantes que têm interesse em práticas de esportes e educação física. Os alunos irão passar por uma avaliação clínica, orientação com fisioterapeutas, educadores físicos e nutricionistas.

“Diante dos exames que forem realizados, se os profissionais médicos julgarem necessário, os alunos podem ser encaminhados para exames especializados, por meio das Unidades de Saúde da Família do distrito que está realizando a ação”, informou Kalígia Deininger Oliveira, diretora do Distrito Sanitário III.

NASF – As atividades dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde na Família têm como objetivo compartilhar e amparar as práticas em saúde a fim de aperfeiçoar o serviço ofertado à população.

Ao todo, a Rede Municipal de Saúde conta com 179 profissionais de diversos núcleos específicos, distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

A composição de cada um dos NASF é definida seguindo critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.