SMS realiza ação em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS no Centro de Atendimento ao Turista
Neste sábado, dia 1° de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e, em alusão a data, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Seção de IST/AIDS/Hepatites Virais, realiza uma ação de prevenção e diagnóstico dessas infecções. A atividade acontecerá no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na orla de Tambaú, a partir das 19h.
“Durante a ação, estaremos trabalhando com orientações e promoção da saúde, além da distribuição de preservativos e realização de exames para diagnósticos de ISTs, compreendendo que a detecção do vírus impacta no início precoce do tratamento”, explicou Clarisse Pires, chefe da Seção de ISTs.
Segundo o Sistema Nacional de Notificação (Sinan NET), no período de 2002 a 2018, em João Pessoa, foram registrados 1.928 casos de Aids em adultos, na faixa etária entre 14 e 80 anos, sendo o maior número de casos na faixa etária entre 20 e 49 anos, com 946 casos. Com relação ao sexo: masculino, 1.351 casos e feminino, 577 casos. No que se refere a óbitos por Aids, foram registrados 305 casos. Alem disso, há registros de 1.604 casos de pessoas que convivem com o vírus.
Serviço – A SMS oferece diariamente aos usuários o serviço de testagem rápida para HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis, e Hepatites B e C. O serviço é realizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que está localizado na Policlínica Municipal Jaguaribe.
No serviço, antes de realizar o exame, o paciente é avaliado e recebe informações sobre a importância para medidas preventivas das doenças sexualmente transmissíveis. Em seguida, é coletada uma amostra sanguínea do paciente. O resultado do exame sai em 30 minutos.
A SMS desenvolve também ações de prevenção nas principais festas comemorativas da Capital, com distribuição de preservativo masculino e feminino, gel lubrificante íntimo, prestando informações e oferecendo a testagem rápida para ISTs. Também realiza atividades pontuais em escolas, com trabalhadores da construção civil, empresas públicas e privadas, entre outras.
Luta – No dia 1º de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e órgãos públicos. No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 80, envolvendo os governos federal, estaduais e municipais e organizações sociais.