SMS realiza ação em homenagem ao Outubro Rosa para mulheres portadoras de deficiência

Por Rebeka Paiva - em 1565

O mês já é novembro, mas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) os cuidados com a saúde da mulher acontecem durante todo o ano. Na manhã desta sexta-feira (10), a SMS realizou mais uma atividade alusiva ao Outubro Rosa, mas dessa vez com serviços e cuidados voltados às mulheres portadoras de deficiências.

“Hoje realizamos uma atividade em alusão ao Outubro Rosa dentro do Novembro Azul, entendendo que o cuidado com a saúde precisa acontecer sempre, todos os meses, principalmente o cuidado da saúde da pessoa e da mulher portadora de deficiência”, comenta a secretária adjunta da SMS, Ana Giovana Medeiros.

A ação aconteceu no Centro de Reabilitação para Pessoa com Deficiência, no Cais Jaguaribe, contou com a participação da Primeira Dama do município, Maísa Cartaxo, e foi realizada em parceria com a Associação de Deficientes e Familiares (ASDEF) e com o Centro de Atividades Especiais Helena Holanda (CAEHH).

“A luta da pessoa com deficiência é uma luta da nossa gestão e estamos aqui para fortalecer essas políticas e esses cuidados. Essa ação e o serviço do Centro de Reabilitação reforçam a importância do cuidado que temos com a pessoa com deficiência, principalmente com a mulher portadora de deficiência”, ressalta a Primeira Dama do Município, Maísa Cartaxo.

A programação contou com atendimentos de enfermagem e consultas e orientação com mastologista, ginecologista, ortopedista, orientações em saúde bucal, coleta de citológico, realização de exames de sangue, aferição de pressão, teste de glicemia, encaminhamentos para mamografias, argiloterapia, auriculoterapia e parcerias para realização de designer de sobrancelha e esmalteria.

Uma das usuárias do Centro de Reabilitação, dona Severina Gomes, 65 anos, participou do momento de cuidados ofertado nesta sexta. “Hoje foi um dia especial, bem diferente, todo o carinho e cuidado que os profissionais já mostravam antes foram maiores hoje, além de ser muito bom poder ter acesso a vários serviços num canto só e ainda ter atendimento de beleza”, comenta a aposentada.

Centro de Reabilitação – O Centro, que funciona no Cais Jaguaribe, foi entregue em outubro e oferece serviços para todas as faixas etárias, centralizando a distribuição de insumos e medicamentos específicos para estes pacientes.

Com a ampliação destes serviços, o espaço da Atenção Especializada se soma aos esforços da gestão municipal na Atenção Básica com o Programa Gerente Saúde, e que conta com o suporte de fisioterapeuta, ortopedista, urologista, terapeuta ocupacional, assistente social, psiquiatra infantil e adulto, além de educador físico.

A unidade faz uma ponte com o Centro de Referência Municipal de Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (CRMIPD), localizado no bairro Pedro Gondim, que atende crianças e os jovens até os 18 anos. O diferencial do Centro de Reabilitação é a ampliação da faixa etária e o atendimento de forma espontânea.

Para as mulheres com deficiência – A Secretaria Municipal de Saúde dispõe do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), que também funciona no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe.

O serviço é único na área de ginecologia na Paraíba e um dos únicos nas regiões Norte/Nordeste especializado em atender mulheres com deficiência física e dispõe de uma sala adaptada com mesa ginecológica especial para a realização de exames, a exemplo do citológico, além de uma equipe de profissionais treinados para atender às usuárias.

A unidade conta com uma mesa motorizada que pode ser ajustada à altura da cadeira de rodas, facilitando o acesso das mulheres no deslocamento sem dificuldade para realização do exame de forma adequada.