SMS realiza atividade junina para participantes do ‘João Pessoa Vida Saudável’
Lilian Pedreira
Como forma de proporcionar mais integração aos usuários do projeto João Pessoa Vida Saudável, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira (3) o São João Vida Saudável. Serão apresentações de danças como xote, xaxado, baião, coco de roda e forró, além de comidas típicas, a partir das 17h, no Esporte Clube Cabo Branco, no bairro de Miramar.
“É um evento integrativo que faz parte do calendário de atividades do projeto. Todos os participantes estarão caracterizados e além de alegria, o São João Vida Saudável proporciona a socialização de todos que fazem parte direta ou indiretamente do projeto”, destacou uma das coordenadoras do evento, Ellen Correia.
O evento é uma iniciativa do projeto João Pessoa Vida Saudável da SMS e conta com a participação da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer). Na ocasião também será comemorado o aniversário de 8 anos do projeto.
Qualidade de vida – O projeto João Pessoa Vida Saudável promove o bem-estar da população, proporcionando a integração social, requalificação e potencialização dos espaços públicos de lazer, diminuindo os índices de sedentarismo e uso de medicamentos ao incentivar a população as práticas educativas e ações preventivas por educadores nas praças da Capital.
Ele teve início em seis praças e atualmente atinge 21 praças, localizadas nos cinco Distritos Sanitários da cidade, além de quatro Unidades de Saúde da Família (USF), uma Academia da Saúde, Clube da Pessoa Idosa, Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Cirandar (CAPSI) e na Residência Terapêutica, em Mandacaru.
Para participar do projeto basta ir até uma praça onde esteja acontecendo às atividades e fazer a sua inscrição. Os interessados são incentivados também a ter uma ficha na Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência, e em alguns casos, é necessário fazer exames médicos.
Ao todo, 37 professores e dois coordenadores ajudam a levar qualidade de vida aos 4.670 usuários que participam do projeto nas praças. Todas as atividades são supervisionadas por profissionais. O projeto é destinado a pessoas de todas as idades e oferece práticas corporais e atividades físicas – orientação à caminhada, aulas de ginástica, danças, circuitos, jogos esportivos e populares, rodas de diálogo, passeios temáticos, atividades educativas e ações preventivas.