SMS realiza atividades alusivas ao dia do dentista nesta terça-feira

Por - em 558

Rebeka Paiva067

 Nesta terça-feira (25) é celebrado o dia do dentista e em alusão a data a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará realizando uma ação de promoção e prevenção a saúde bucal. A atividade acontece em parceria com o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e será realizada no Busto de Tamandaré, das 6h30 às 9h desta terça.

A ação é voltada a toda a população pessoense, desde crianças até idosos que estejam passando pelo local e desejem receber orientações sobre a saúde bucal em geral e principalmente sobre o Câncer de Boca.

Para a coordenadora da saúde bucal do município, Maria Betânia Morais de Paiva, realizar atividades em lugares públicos e com grande fluxo de pessoas, como o Busto de Tamandaré, estimula a prevenção e o autocuidado. “As ações de promoção e educação de saúde em ambientes abertos são de extrema importância, pois possibilitam a disseminação de informações de maneira intersetorial e contribui para melhoria do autocuidado e da qualidade de vida”, comenta Betânia.

As atividades têm como objetivo desenvolver ações educativas e promotoras de saúde bucal, através de orientações sobre higiene oral com distribuição de folders explicativos e, sobretudo, orientações sobre as medidas de prevenção ao câncer de boca, com a possibilidade de realização de autoexame bucal.

“Celebramos o dia do dentista contribuindo com a promoção da saúde bucal dos pessoenses, entendendo que a boca é extremamente importante para saúde integral do indivíduo”, destaca a coordenadora da saúde bucal da SMS.

Serviço – Na rede municipal de saúde o atendimento em saúde bucal acontece através de 184 Equipes de Saúde Bucal inseridas na Estratégia de Saúde da Família e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Atenção Básica, além dos quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que estão localizados em Jaguaribe, no Cristo, em Mangabeira e na Torre.

Os CEOs oferecem serviços de periodontia (tratamento da gengiva), endodontia (tratamento de canal) cirurgia oral menor, estomatologia/patologia bucal (para diagnosticar lesões malignas), radiologia e prótese total removível e realizam também atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Câncer de Boca – O Câncer bucal é mais prevalente na população masculina acima dos 40 anos de idade. Entre os fatores de riscos importantes podemos citar a exposição ao sol, o uso abusivo do álcool e do fumo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e sobrevida do paciente.