SMS realiza atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate a Tuberculose
Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado nesta terça-feira (24), a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realizou, durante toda a manhã, atividades de promoção à saúde aos usuários, palestras sobre o que é a tuberculose e formas corretas de tratamento, além do exame de baciloscopia de escarro, utilizado para identificar possíveis portadores da doença. As ações aconteceram no Centro de Saúde de Mandacaru.
A usuária Edileusa Teotônio procurou a unidade para consulta médica de rotina, se interessou pela palestra que estava acontecendo e aproveitou para conhecer mais sobre o assunto. “Não sabia o que era a doença, pra mim era como uma gripe normal. Agora, depois da conversa que eles tiveram com a gente, pude tirar várias dúvidas e agora posso até orientar outras pessoas sobre a doença”, comentou a dona de casa.
A coordenadora da área técnica de tuberculose, Eveline Vilar, lembra que a tuberculose é uma doença grave, mas tem cura. “Essa ação teve como objetivo esclarecer as dúvidas dos usuários não apenas sobre como é a doença, mas também de como lidar com ela e quebrar um pouco do preconceito existente”, explicou Eveline Vilar. “É importante que as pessoas conheçam mais sobre a doença e entendam que ela tem cura, basta o comprometimento do paciente durante o tratamento, completou.
Doença – A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é causada por uma infecção derivada da bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Em alguns casos, a bactéria pode atingir também outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges, membranas que envolvem o cérebro.
O exame para detectar a doença pode ser feito nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Centro de Atenção Especializada a Saúde (Cais) e encaminhado ao Centro de Saúde de Mandacaru onde é feito a análise laboratorial. O resultado pode ser acessado online em 24h e o usuário recebe o diagnóstico na sua USF de referência.
“Quem estiver com tosse, independente de ter secreção ou não, há mais de 21 dias ou três meses, deve procurar uma unidade de saúde, caso seja confirmada a doença o tratamento deve ser iniciado imediatamente. O tratamento é realizado nas USFs e Cais, é fácil, indolor e dura seis meses”, orientou a médica do Centro de Saúde, Nadja Marques.
A médica lembrou também que o cuidado para a prevenção da tuberculose deve ser diário e que o exame para detectar a doença é ofertado todos os dias nas unidades de saúde.
Dados: De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, o Brasil reduziu em 22,8% à incidência de novos casos de tuberculose e em 20,7% a taxa de mortalidade da doença. Em 2014, a incidência de tuberculose no Brasil foi de 33,5 casos por 100 mil habitantes, contra 43,4/100 mil em 2004. A taxa de mortalidade de 2013 foi de 2,3 óbitos por 100 mil habitantes, abaixo dos 2,9 óbitos por 100 mil habitantes registrados em 2003.
De acordo com dados da SMS, em 2014 foram confirmados 377 novos casos da doença em João Pessoa. Já em 2013, foram 399 casos, desses 74% foram curados e 3% foram a óbito.