SMS realiza atividades nas escolas em alusão à Semana Nacional de prevenção da gravidez na adolescência

Por Thibério Rodrigues e Rebeka Paiva - em 620

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa vai promover, a partir desta quinta-feira (7), atividades alusivas à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência em escolas da Rede Municipal de Educação. A ação tem o objetivo de conscientizar os adolescentes sobre o tema de forma responsável. Na Capital, 13% das mulheres que tiveram filhos ano passado tinham abaixo de 19 anos de idade.

A programação contará com palestras ministradas por profissionais do Programa de Saúde da Família. Devem participar mais de 200 estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A primeira unidade educacional a receber a visita será a Escola Municipal Cônego João de Deus, que funciona no bairro Expedicionários.

“Gravidez na adolescência é um tema que fortalece a intersetorialidade entre saúde e educação, envolvendo aspectos como o desenvolvimento do corpo e o desenvolvimento intelectual”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.

Ela ressaltou que o alerta e as orientações devem ser direcionados não só para as meninas, mas também para os meninos. “A gravidez não é uma responsabilidade só da menina, mas do casal, que a partir do momento que tem um filho, além de estudar, precisa também cuidar de uma criança”, destacou.

Dados – Do total de 12.090 crianças que nasceram o ano passado, 13% (1.586) são filhos de mulheres com menos de 19 anos, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de João Pessoa. Nos anos anteriores, a porcentagem de mulheres de que deram à luz na adolescência era maior: 14,1 % em 2017, 14,3 % em 2016, 15% em 2015, 15,7% em 2014 e 16% em 2013.

Semana – A Semana nacional de prevenção da gravidez na adolescência foi instituída no dia 3 de janeiro deste ano, por meio da Lei nº 13.798, com a finalidade de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez nessa faixa etária. Para o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são consideradas adolescentes as pessoas com idade de 12 até 18 anos.

Programação:

Dia 07/02 (8h) – Escola Municipal Cônego João de Deus (Expedicionários)

Dia 08/02 (13h) – Escola Municipal Luiz Vaz de Camões (Mangabeira IV)

Dia 08/02 (8h) – Escola Municipal Aníbal Moura (Cruz das Armas)

Dia 11/02 (14h) – Escola Municipal Professor Hugo Moura (Treze de Maio)

Dia 12/02 (13h) – Escola Municipal Aníbal Moura (Cruz das Armas)