SMS realiza atividades para conscientizar sobre a mortalidade materna
Neste dia 28 de maio é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna e em alusão à data a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica da Saúde da Mulher, realiza nos serviços da rede primária de saúde da Capital, diversas atividades voltadas ao planejamento reprodutivo e ao acompanhamento de pré-natal.
A partir desta segunda-feira (28) até a sexta-feira (1º), em todas as Unidades de Saúde da Família serão realizadas atividades educativas com acolhimento das gestantes, rodas de conversa e palestras acerca do tema, além da intensificação de serviços já disponibilizados pela rede como planejamento reprodutivo e atenção obstétrica.
“Durante a semana, usuárias e trabalhadores estarão participando e realizando atividades educativas para conversar sobre o tema e assim reforçar a importância da redução da mortalidade materna e nossa política de proteção à mãe e ao bebê”, explica a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher da SMS, Amanda Romera.
Serviço – A SMS tem desenvolvido ações para reduzir os números e conscientizar acerca do tema, com qualificação permanente dos profissionais da Atenção Primária a Saúde quanto ao acompanhamento de pré-natal e planejamento reprodutivo, monitoramento dos indicadores e um Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil.
De acordo com a coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher, Amanda Romera, as atividades desenvolvidas são uma maneira de intensificar as ações voltadas ao planejamento reprodutivo e acompanhamento de pré-natal. “As ações têm com o objetivo de reduzir os números, qualificar a atenção e alertar sobre a importância do tema”, conclui.
Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna – A data visa promover um debate a nível nacional sobre a importância dos cuidados para a saúde da mulher e estimular o debate e a reflexão sobre os métodos e ações necessárias para melhorar as condições de saúde da mulher gestante.
No Brasil, o Dia Nacional da Redução da Mortalidade Materna foi instituído através da Portaria do Ministério da Saúde nº 663/94. A diminuição da mortalidade materna é uma das principais metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre as principais causas de morte materna no mundo estão: hemorragia grave, hipertensão na gestação, infecções, complicações de abortos e coágulos sanguíneos.