SMS realiza atividades sobre desafios para quem vive e trabalha com HIV/Aids
Dando continuidade às ações de promoção à saúde, alusivas ao Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado em 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa realiza, nesta segunda (15) e terça-feira (16), atividades sobre os desafios atuais para quem vive, convive e trabalha com HIV/Aids.
O evento será aberto às 14h30 desta segunda-feira (15), no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A palestra do dia terá como foco as recomendações atuais em relação ao tratamento e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e o papel da atenção básica nesse contexto.
A palestra será ministrada pela representante do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, Daniela Cerqueira Batista. Além do seminário, a programação da segunda inclui, também, uma apresentação do grupo de teatro da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros).
De acordo com Clarisse Pires, chefe da seção de DST/Aids da SMS, o evento é aberto ao público em geral e tem o objetivo de informar sobre os cuidados a serem tomados para a prevenção e convivência com as DST. “Toda a população de João Pessoa está convidada a participar da programação que preparamos para conscientizar sobre os riscos e as recomendações de tratamento”, afirmou.
A programação segue nesta terça-feira (16) com a realização de mesa redonda, apresentação teatral e grupos temáticos de discussão a partir das 8h no mesmo local.
Dados – De acordo com dados do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, as últimas pesquisas realizadas apontam que atualmente, no Brasil, existem cerca de 630 mil pessoas vivendo com HIV, o vírus da AIDS, e cerca de 255 mil nunca teriam feito um teste de diagnóstico para conhecer a sorologia.
Segundo Clarisse Pires, o número de portadores do vírus HIV aumentou em todo o país, principalmente em mulheres adolescentes e jovens, com idade entre 15 a 24 anos, em profissionais do sexo e usuários de drogas.
Programação:
Dia 15/12/2014
14h – Credenciamento
14h30 – Abertura Oficial
14h45 – Apresentação do Teatro da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros)
15h – Palestra: Atuais recomendações em relação ao tratamento (antecipação de uso de antirretrovirais), prevenção e o papel da atenção básica
17h30 – Encerramento
DIA 16/12/2014
8h – Apresentação teatral da atriz Celly de Freitas
8h30 – Mesa Redonda: Desafios da Aids na Quarta Década
12h – Intervalo
14h – Grupos de Discussão/ Temas: Casais sorodiscordantes; Quem cuida do cuidador; Desafios da prevenção; Adesão às terapias; Aids na velhice.
16h – Apresentação dos grupos na plenária final
17h – Encerramento