SMS realiza aula inaugural da III Escola de Redução de Danos do SUS
Nesta sexta-feira (11), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Área Temática de Saúde Mental, abre a III Escola de Redução de Danos do SUS. A iniciativa conta com a parceria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), onde acontecerá a aula inaugural, às 14h, no auditório Professor José Marques. Serão qualificados 25 alunos que já trabalham com o tema, nos serviços municipais de saúde e na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
A III Escola de Redução de Danos do SUS está em consonância com o Ministério da Saúde, que apoia e estimula essa diretriz de trabalho da Política de Saúde Pública. “A aplicação desta estratégia nos cuidados integrais voltados para o uso abusivo do crack e outras drogas tem se tornado mecanismo fundamental e imprescindível da Rede SUS, para ampliar o acesso e a adesão ao tratamento”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Adalberto Fulgêncio.
A Escola de Redutores e Redutoras de Danos do SUS (ERD/SUS) é um projeto de fomento e qualificação das ações de redução de danos municipais e intermunicipais, voltado para a capacitação teórica e prática de profissionais e também da comunidade, de acordo com a necessidade de cada município. A qualificação se dá por meio de treinamento para atuar em ambiente de consumo de crack e outras drogas, especialmente em contexto de vulnerabilidade.