SMS realiza campanha educativa sobre a saúde da voz no Cais de Mangabeira

Por - em 418

Em comemoração pelo Dia Mundial da Voz, celebrado no último dia 16, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, na tarde desta quinta-feira (18), uma ação intitulada “Amigos da Voz”, com orientações sobre a saúde da voz e aplicação de um teste para verificar a necessidade de encaminhamento para um profissional da área. A ação acontece no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Mangabeira, das 14h às 17h.

“O objetivo é informar às pessoas sobre os cuidados necessários para evitar distúrbios e falhas na voz, como rouquidão ou cansaço para falar”, disse Ilanna Fonseca, uma das fonoaudiólogas que participará do evento. De acordo com ela, falar sem esforço, articular bem as palavras, beber bastante água, fazer repouso vocal, evitar pigarrear, sussurrar ou gritar e manter boa postura corporal ao falar são algumas das principais recomendações para o bom cuidado do aparelho vocal.

A fonoaudióloga também destacou a influência que determinados alimentos exercem sobre o trato vocal. “A maçã é ótima para limpar o trato vocal”, avaliou. Segundo ela, ao dar visibilidade à voz, a SMS pretende promover o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças que podem afetar o principal meio de comunicação das pessoas.

Cuidados – Especialistas apontam como principais vilões da saúde vocal o cigarro e a bebida alcoólica. “Quando a fumaça é tragada, agride todo sistema respiratório, principalmente as pregas vocais. O excesso de bebida alcoólica também é prejudicial, porque diminui a sensibilidade. Como não conseguimos controlar o esforço que utilizamos ao falar, podemos exagerar e causar um grande desgaste nas pregas vocais, além de irritação, edema, tosse, pigarro e infecções”, explicou Ilanna.

 

Curiosidades

  • O grito prejudica a voz?

Sim. Não grite, não sussurre, não fale em excesso. Usar a voz em tom mais alto ou mais baixo que o habitual demanda esforço maior, que pode provocar a formação de nódulos. Por isso, fale normalmente.

  • Café em excesso diminui a hidratação das pregas vocais?

O café faz com que a pessoa produza mais secreção no cordão vocal e comece a pigarrear. Normalmente, está associado ao consumo de cigarro.

  • O bocejo ajuda no relaxamento das pregas vocais?

Sim. Esse relaxamento facilita a voz e ajuda a diminuir as tensões. Existe uma série de exercícios para relaxamento, mas é aconselhável procurar sempre um profissional.

  • O ato de pigarrear gera um alto impacto das pregas vocais?

Sim, pode ocasionar futuras lesões. É importante saber a causa deste pigarro. O excesso de muco na laringe pode ser decorrente do fumo, alergias respiratórias e desidratação. A produção demasiada desse muco é a defesa do organismo diante desses quadros irritativos. Não pigarreie e beba bastante água.