SMS realiza ‘Dia D’ da vacinação contra o HPV neste sábado

Por - em 596

Rebeka Paiva

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da seção de Imunização, estará realizando neste sábado (21) o ‘Dia D’ da vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). Esse ano a meta é imunizar 5.457 meninas de 9 anos.

A ação será realizada a partir das 8h nas 40 unidades de saúde de referência para a vacina e nos shoppings Manaíra, Mangabeira, Sul e Tambiá, a partir das 10h, horário que começam a funcionar. Em todos os pontos a vacinação segue até às 17h.  O endereço das unidades de referência pode ser conferido no link: http://goo.gl/3CIwjS

Diferente da última campanha, esse ano a vacina não será administrada nas escolas. “Como o público alvo da campanha desse ano são meninas de nove anos e nessa faixa etária existe certa resistência para tomarem vacinas sem a presença de um dos pais ou responsáveis estaremos realizando a vacinação apenas nas unidades de referência e no dia D também nos quatro shoppings da capital”, explica Chiara Dantas, chefe da imunização da SMS.

A fim de facilitar que as meninas e seus familiares encontrem a unidade correta e mais próxima para a vacina, a SMS distribuiu pelas escolas da rede pública e privada uma tabela que indica quais as unidades de referência para cada localidade.

Para estar imunizada, a menina precisa duas doses da vacina, sendo a primeira aplicada agora, a segunda dose seis meses após a primeira. “A menina só estará protegida quando tomar as duas doses, por isso, é importante levar o cartão de vacinação para a anotação de cada dose”, ressalta a chefe de Imunização da SMS.

A campanha é nacional e a vacinação acontece como rotina nas unidades de saúde de referência. “O Ministério da Saúde não definiu um ‘Dia D’ nacionalmente e a realização do ‘Dia D’ neste sábado é uma realização da SMS para que haja uma maior mobilização do público alvo da campanha”, explica Chiara Dantas.

HPV – É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, sendo também transmitido da mãe para filho no momento do parto. O HPV é o principal causador do câncer de colo de útero e a vacinação é uma das formas mais efetivas de evitar que as meninas e adolescentes contraiam a doença.

A vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais.

Números – No ano de 2015, 11.439 meninas foram imunizadas, o que representou 68,33% da meta. Para 2016, a SMS espera vacinar 5.457 meninas de nove anos, além das meninas de idade entre 10 e 13 anos que ainda não foram vacinadas ou que precisam tomar alguma outra dose também serão vacinadas.