SMS realiza I Workshop em Saúde Mental de João Pessoa nesta segunda

Por - em 899

A Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta segunda-feira (21) o I Workshop em Saúde Mental do Município. O evento acontece na sede do Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

A capacitação é direcionada para profissionais da atenção psicossocial de João Pessoa e tem como objetivo integrar e debater as melhores práticas nos atendimentos, encaminhamentos e fluxos dos serviços de saúde mental, na rede municipal.

“É importante trazer todos os profissionais que trabalham com saúde mental, desde o acolhimento ao cuidado contínuo, para conversar e melhorar a qualidade, através da troca de experiência, e fortalecer o serviço com atendimento diferenciado”, destacou a coordenadora da área técnica de Saúde Mental, Janaína de Oliveira D’Emery.

Acesso – O acesso ao cuidado da saúde mental em João Pessoa é por meio das unidades de saúde da família (USF), do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Pronto Atendimento de Saúde Mental (PASM).

Os Caps oferecem oportunidade de tratamento especializado para que pessoas com transtornos mentais ou com vícios em álcool e outras drogas tenham uma vida mais digna, livre e independente. Em João Pessoa, a Prefeitura Municipal mantém quatro unidades de tratamento, sendo duas específicas para transtornos mentais, uma para tratar vícios em álcool e outras drogas, e uma para o atendimento infanto-juvenil.

O município também conta com o Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), para pacientes que necessitam de atendimentos de urgências e emergências psiquiátricas, no Complexo Hospitalar de Mangabeira. A unidade funciona 24 horas e é referência no atendimento a surtos psicóticos, uso compulsivo ou abstinência de álcool e outras drogas, ideação e tentativa de suicídio, ansiedade e depressão aguda.

Centros de Atenção Psicossocial

Caps Caminhar (transtornos mentais graves e persistentes)
Endereço: Rua Paulino Santos Coelho, s/n, Jardim Cidade Universitária.
Telefone: 3218-7008
Horário de atendimento: 24h

Caps Gutemberg Botelho (referência em atender adultos com transtornos mentais graves, severos e persistentes)
Endereço: Rua Minas Gerais, nº 409, Bairro dos Estados
Telefone: 3211-6700
Horário de Atendimento: 24h

Caps AD (álcool e outras drogas)
Endereço: Rua José Soares, s/n, Rangel.
Telefone: 3218-5244
Horário de Atendimento: 24h

Caps Infanto-Juvenil Cirandar (transtornos mentais, álcool e outras drogas)
Endereço: Rua Gouveia Nóbrega, s/n, Róger.
Telefone: 3214-6079
Horário de Atendimento: 8h às 17h

PASM (Complexo Hospitalar de Mangabeira – Ortotrauma)
Endereço: Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n, Mangabeira II.
Telefone: 3218-9725 / 3218-9727
Horário de Atendimento: 24h