SMS realiza IX Mostra de Talentos da Pessoa Idosa na Atenção Básica
Rebeka Paiva
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira (14), através da área técnica da saúde do idoso, a nona edição da Mostra de Talentos da Pessoa Idosa. A atividade, que já faz parte do calendário oficial de ações da SMS, acontece no Parque da Lagoa, a partir das 9h, e marcará a abertura oficial da Semana do Idoso, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso.
A ação contará com atividades físicas desenvolvidas pelo projeto João Pessoa Vida Saudável e apresentações musicais, de dança, poesia e teatro idealizadas e executadas pelos idosos. A Mostra visa revelar, através de atividades artísticas e lúdicas, os talentos da pessoa idosa e promover um envelhecimento ativo e saudável com o aumento da autoestima.
De acordo com Irene Delgado, coordenadora da área técnica da saúde do idoso da SMS, o principal objetivo é estimular a socialização e a interação entre os idosos, promovendo assim um envelhecimento ativo e saudável. “Esta Mostra tem o intuito de fomentar a socialização cultural e informações entre os idosos, promovendo um envelhecimento ativo e saudável através do aumento da autoestima e ampliação dos contatos e da rede social”, comenta a coordenadora.
Ainda, segunda Irene Delgado, a Mostra é uma ação interdisciplinar baseada em princípios da Educação Popular em Saúde, conjugando a prática educativa dos grupos de convivência existentes na Atenção Básica com a promoção do envelhecimento ativo e saudável nestes espaços, através de atividades artísticas e lúdicas.
Os idosos que participam da Mostra de Talentos representam grupos de convivências das Unidades de Saúde da Família dos cinco Distritos Sanitários da Rede Municipal de Saúde da Capital.
Saúde do Idoso – A Rede Municipal de Saúde atende aos idosos por meio de todas as equipes de Saúde da Família, das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Eles também podem receber atendimento do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.
Também são oferecidas atividades físicas nas praças através do projeto João Pessoa Vida Saudável e nas Academias da Saúde, que possuem atividades adaptadas para idosos, além de grupos de convivência por meio das equipes de saúde da família.
Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência ou, no caso das Academias da Saúde, se dirigir diretamente a ela.