SMS realiza mais de 67 mil atendimentos odontológicos ao mês

Por - em 1075

DCárie, gengivite, periodontite e herpes são algumas das doenças mais comuns que podem acometer a boca de qualquer pessoa que não se cuida. Prevenir e tratar esses e outros males que afetam a saúde bucal não é um problema em João Pessoa. A cidade dispõe de dentistas em todas as 181 equipes de saúde da família e conta com a área técnica de saúde bucal, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na rede municipal de saúde, os profissionais de saúde bucal realizam, em média, 67 mil atendimentos por mês, entre procedimentos preventivos, clínicos, cirúrgicos e restauradores. Cerca de 350 cirurgiões dentistas estão distribuídos por toda a rede de serviços, que é organizada por meio dos serviços de atenção básica, especializada e hospitalar.

De acordo com a coordenadora de saúde bucal da SMS, Maria Betânia de Morais, o setor acompanha as políticas públicas voltadas para o serviço odontológico em toda a rede municipal. “Nossa área técnica tem a função de planejar, executar, monitorar e acompanhar as ações e atividades em saúde bucal, na atenção básica, especializada e hospitalar, além do planejamento orçamentário e financeiro para aquisição de insumos, equipamento e serviços”, explicou.

“A saúde bucal reflete diretamente na saúde integral do indivíduo, envolvendo as múltiplas dimensões tanto nos aspectos físicos quanto emocionais, tendo em vista que a boca desempenha várias funções, como a comunicação, mastigação, expressões, emoções e prazer”, destaca a coordenadora.

Atenção Básica – Na atenção básica são oferecidos os primeiros cuidados de saúde bucal aos usuários. São realizados atendimentos clínicos odontológicos, como procedimentos restauradores, pequenas cirurgias, atendimento de urgência e remoção de tártaro. Esses serviços estão disponíveis pelas equipes de saúde da família, unidades de saúde da família e também em oito escolas da rede municipal de educação.

Ainda de acordo com Maria Betânia , também são desenvolvidas as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos, por meio de atividades educativas, escovação supervisionada, aplicação de flúor e visitas domiciliares, considerando as linhas de cuidado, saúde da criança e adolescente, saúde da mulher, saúde do homem e saúde do idoso.

“Buscamos promover a saúde de forma educativa, priorizando as necessidades dos usuários no município, de acordo com os programas estratégicos do Ministério da Saúde, que conta também com combate e prevenção a tuberculose, hanseníase, hipertensão arterial, diabetes, redes cegonha, cuidado da pessoa com deficiência, urgências e emergências, portadores de doenças crônicas e na atenção psicossocial”, destacou Betânia.D

Atenção Especializada – Na Atenção Especializada, o município possui quatro centros de especialidade odontológica (CEO), que ofertam serviços de odontopediatria, cirurgia bucomaxilofacial, endodontia, radiologia, periodontia, tratamento à pessoa com deficiência, serviços de diagnóstico bucal, realização de biópsias e prótese dentária.

O acesso da população à atenção especializada se dá através de encaminhamentos realizados pela atenção básica, e também por demanda espontânea nos casos de urgência. Os CEOs funcionam nos centros de atenção integral à saúde (Cais) de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo e, também, na Avenida Rui Barbosa, s/n, no antigo Lactário da Torre.

Em Mangabeira e Jaguaribe, o CEO funciona de segunda à sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h. O CEO Cristo, além do atendimento em dias úteis no horário comercial, presta assistência odontológica até às 20h, e funciona no período diurno nos finais de semana. Já o CEO Torre também é a referência para urgência 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Joana Medeiros, 37 anos, reside no bairro Castelo Branco e acompanha todo o tratamento dentário seu filho no CEO Torre.  “Deste serviço só tenho a agradecer, pois os profissionais são excelentes. Não teria dinheiro para pagar numa clínica particular tudo o que foi feito aqui na unidade Gostei muito do atendimento e da qualidade dos profissionais”, ressaltou a usuária do serviço.

Atenção Hospitalar – A rede hospitalar do município, além de atender aos casos odontológicos mais complexos, oferta cuidados aos usuários que estão na unidade de terapia intensiva (UTI), como acontece no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) e no Instituto Cândida Vargas (ICV), o qual oferece assistência odontológica para gestantes de alto risco.

O Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma) conta atualmente com um corpo clínico formado por cirurgiões bucomaxilofacial que realizam procedimentos cirúrgicos variados aos usuários com necessidade de sedação, assim como atendimento a pacientes com necessidades especiais (PNE) e em situações de urgências.

Comemorações – De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, no último dia 25 de outubro foi comemorado o Dia do Cirurgião Dentista e o Dia Nacional da Saúde Bucal. “Temos que destacar a importância desses profissionais, já que a saúde bucal é parte constituinte da saúde geral da população”, enfatizou a coordenadora da área técnica de saúde bucal, Maria Betânia de Morais.

A dentista da USF Timbó I, Ailma de Sousa Barbosa, ressalta a importância da proximidade dos profissionais de saúde bucal com a população. “A inclusão da odontologia nas unidades de saúde da família, em 2001, foi um grande avanço, já que podemos oferecer procedimentos de proteção, prevenção e promoção da saúde bucal. Trabalhamos não só com a boca, mas com o indivíduo como um todo e assim temos uma resolutividade maior dos problemas de saúde dos usuários”, realçou.

A dentista destacou ainda sua satisfação em atuar na rede municipal de saúde bucal. “Eu me sinto realizada, porque aqui em João Pessoa a gestão investe no profissional e não ficamos esquecidos como em outros municípios que já trabalhei. Eu me encontrei trabalhando nas equipes de saúde da família”, enfatizou.

Boca saudável – Para possuir uma boca saudável alguns cuidados são indispensáveis, a exemplo uma alimentação saudável aliada a hábitos de higiene oral. É fundamental escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, bem como o uso do fio dental, enxaguante bucal e limpeza da língua. É importante, também, avaliar as condições das cerdas da escova dental e agendar uma visita periódica ao dentista para avaliação das condições da saúde bucal.