SMS realiza oficina de planejamento para Programação Anual de Saúde

Por Lílian Pedreira - em 561

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou na manhã desta segunda-feira (16), uma oficina de planejamento sobre a Programação Anual de Saúde 2020, para gestores das áreas técnicas, administrativas, orçamentária e financeira, com a proposta de apresentar a dinâmica do novo sistema do Ministério da Saúde (MS).

“Além da proposta de otimizar o planejamento e fluxo de informações, o novo sistema consegue aglutinar as informações e proporcionar um melhor monitoramento das metas alcançadas, principalmente por ter uma integração com outros sistemas”, informou Niedja Rodrigues, técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

O sistema inicia com o preenchimento das diretrizes, objetivos, metas e indicadores do Plano de Saúde do ente federativo para o período de quatros anos. Essas informações são apresentadas automaticamente pelo sistema, a cada ano, no componente que recebe as respectivas programações anualizadas, assim como as ações para o alcance das metas.

A funcionalidade da Programação Anual de Saúde também recebe algumas informações orçamentárias, como o demonstrativo da programação de despesas com a saúde por subfunção orçamentária, natureza e fonte, com dados baseados na Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Com a oficina, ministrada por representantes do MS, há a possibilidade de esclarecimento de dúvidas dos técnicos e, alertando para as informações que são necessárias inserir no digiSUS e, nos sistemas anteriores para formar as bases automaticamente no novo sistema”, completou Niedja Rodrigues.

DigiSUS –  digiSUS é a estratégia do Ministério da Saúde (MS) de incorporação da saúde digital (e-Saúde) como uma dimensão fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio da disponibilização e uso de informação abrangente, de forma precisa e segura, a ação visa à melhoria constante da qualidade dos serviços, dos processos e da atenção à saúde.