SMS realiza oficina para ampliar acesso e melhorar serviços da atenção básica

Por - em 313

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, durante toda esta quarta-feira (22), uma oficina do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (Pmaq), instituído pelo Ministério da Saúde. O evento, que acontece no auditório da Faculdade Maurício de Nassau até 17h, foi aberto pelo secretário da pasta, Adalberto Fulgêncio.

Em 2011, o município de João Pessoa aderiu ao programa, com a contratualização de 88 Equipes de Saúde da Família (ESFs) e a perspectiva de adesão de todas as outras ESFs, Equipes de Saúde Básica (ESBs), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e programa Consultório na Rua. “A atenção básica precisa resolver o problema do usuário que procura a Unidade de Saúde da Família. Muita coisa pode ser resolvida lá”, disse o secretário.

De acordo com Adalberto, a contratualização do Pmaq é democrática – ou seja, cabe às equipes aceitar se querem participar ou não do acompanhamento das ações que desenvolvem. “Todos somos fundamentais para fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionar, mas destaco o papel de quem está na ponta, de quem lida diretamente com o usuário. Não podemos nos acomodar com as condições que encontramos, sejam elas boas ou ruins”, ressaltou.