SMS realiza oitava edição da Mostra de Talentos da Pessoa Idosa

Por - em 370

Rebeka Paiva

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira (30) a oitava edição da Mostra de Talentos da Pessoa Idosa, com o objetivo de estimular a socialização cultural, além de ser uma forma de prevenção à saúde do idoso. O evento começa a partir das 8h e será realizado no auditório da Reitoria do Unipê, em Água Fria. A ação contará com apresentações musicais, de dança, poesia e teatro, todas idealizadas e executadas pelos idosos.

Realizado anualmente pela equipe da Atenção Básica e Área Técnica da Saúde do Idoso do município, o evento visa revelar, através de atividades artísticas e lúdicas, os talentos da pessoa idosa e promover um envelhecimento ativo e saudável com o aumento da autoestima.

“A Mostra é uma ação interdisciplinar que conjuga a prática educativa dos grupos de convivência existentes na Atenção Básica, com fins de prevenção e promoção da saúde através de atividades artísticas e lúdicas desenvolvidas. Além disso, a iniciativa promove um envelhecimento ativo a partir da socialização dos talentos que surgem através desses grupos de convivência”, explica Irene Delgado, coordenadora da Área Técnica da Saúde do Idoso da SMS.

Ainda de acordo com Irene Delgado, o evento traz elementos que potencializam a reorientação das práticas de saúde em direção a uma atenção integral, pautada na humanização e no fortalecimento da participação dos sujeitos sobre questões que afetam a saúde e o bem-estar, nos planos individuais e coletivos.

Os idosos que se apresentam na Mostra de Talentos são selecionados através de ações para descobrir talentos, realizadas em todos os cinco Distritos Sanitários da rede municipal de saúde. Esses talentos identificados representam seus respectivos distritos no evento.

Saúde do Idoso – A rede municipal de Saúde atende aos idosos por meio de todas as equipes de saúde da família (ESF), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), três Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), três Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi). Eles também recebem atendimento de órtese e prótese, realizado pelo Cais de Jaguaribe, além do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), assistência farmacêutica e de toda a rede hospitalar.

Também são oferecidas atividades físicas nas praças por meio do projeto ‘João Pessoa Vida Saudável’ e na Academia da Saúde do Geisel, que possui atividades adaptadas para idosos acontecendo todas as segundas-feiras, além de grupos de convivência das equipes de saúde da família.

Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência ou, no caso da Academia da Saúde, se dirigir diretamente ao local.