SMS realiza testes rápidos em vários Distritos Sanitários para Hepatites Virais
Com objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre as hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Seção de DST/Aids realiza ações preventivas nas Unidades de Saúde da Família (USF) e nos mercados públicos de Mangabeira e Central.
As atividades aconteceram nesta segunda-feira (28) nos Distritos Sanitários I, III, IV e V, com a realização testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C. durante a ação os técnicos do Centro de Testagem e Aconselhamento fizeram orientações sobre as Hepatites Virais.
“Neste Dia Mundial de Lutas contra as Hepatites virais, intensificamos o trabalho de conscientização para que a população conheça a sua sorologia, muitas doenças, como as hepatites, que são silenciosas e assintomáticas. O bom resultado no tratamento está diretamente ligado à precocidade do diagnóstico”, destacou a secretária de saúde do município, Mônica Rocha.
As ações continuam nesta quarta-feira (30), no auditório do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal da Paraíba, com seminário sobre conceitos da doença, diagnósticos, exames laboratoriais, perfil epidemiológicos, serviços de referência, forma de tratamento. O evento será ministrado pelo coordenador do laboratório hepatológico do Hospital Universitário, José Eymard e destinado para os profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de vigilância em saúde e estudantes que tenham interesse no assunto.
Na próxima sexta-feira (1º), as atividades de prevenção, orientação e cuidado à saúde com a prática de testes rápidos para identificação da doença serão realizadas na USF Qualidade de Vida e Mudança de Vida, no Distrito Sanitário II.
“Nas ações estão sendo disponibilizados testes rápidos, que englobam pré-aconselhamento e pós-aconselhamento. Nas situações em que os testes são positivos, os usuários são encaminhados aos serviços de referencia, para confirmação laboratorial final e quando necessário são encaminhados aos serviços de referência para tratamento,” destacou o gerente da Vigilância Epidemiológica, Daniel Batista.
Notificações – De acordo com a gerência de Vigilância Epidemiológica, entre 2013 e 2014 foram notificados 989 casos de Hepatites Virais. Desse total foram confirmados 31% dos casos por exames laboratoriais e 69% dos casos notificados não procuram o serviço de referência para o diagnóstico confirmatório.
Hepatites – As Hepatites Virais são doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas. As formas agudas da doença apresentam evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.
As Hepatites A e E são transmitidas pela contaminação das mãos levadas à boca e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. Já as Hepatites virais B, C e D são transmitidas pelo sangue, esperma e secreção vaginal através da relação sexual.
Sintomas – As grandes maiorias das hepatites são assintomáticas ou então, apresentam sintomas como febre, mal estar, desânimo, dores musculares, icterícia (conhecido popularmente como amarelão), urina avermelhada e fezes claras, podendo evoluir para cirrose e até a morte da pessoa contaminada.
Prevenção – Algumas medidas simples podem evitar a transmissão das hepatites virais, como: usar preservativo nas relações sexuais, exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem, não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure, não compartilhar lâminas de barbear ou depilar e não compartilhar agulhas e seringas.
CTA– Para saber mais informações, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa, lá o usuário pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites. Vale lembrar que a identidade da pessoa é preservada. Funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O Centro fica na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone de contato é o (83) 3214-6092.
Programação:
30/07/2014
Seminário para profissionais e estudantes de saúde
Horário: às 14h
Local: auditório do CMM/UFPB
O Seminário será ministrado pelo hepatologista José Eymard.
01/08/2014
Distrito Sanitário II
Horário: 08h às 13h
Locais:
USF Qualidade de Vida
Rua Bom Jesus, s/n – Rangel
USF Mudança de Vida
Rua Joaquim Monteiro de França, s/n – Colinas do Sul