Prefeitura financia seis projetos de prevenção e assistência em DST/Aids

Por - em 463

Nove projetos com propostas de atuação entre pessoas que convivem com HIV/Aids e hepatites virais foram selecionados, mas apenas seis vão receber o financiamento do governo municipal, por meio de um edital lançado no dia 22 de fevereiro passado. O edital contemplou projetos comunitários de intervenção na área de prevenção e de promoção à saúde, a serem executados por ONGs e organizações sem fins lucrativos de João Pessoa.

De acordo com a coordenadora de DST/Aids de João Pessoa, Tatiana Pinangé, a parceria com o movimento social organizado é fundamental para trabalhar a promoção à saúde das populações vulneráveis. “Dessa forma, conseguimos efetivar políticas públicas de qualidade para a população GLBTT, os moradores de rua, as pessoas que vivem com HIV/Aids, as comunidades quilombolas e a população de terreiros, além de jovens com uso abusivo de crack, álcool e outras drogas e também de mulheres vivendo em situação de violência”, disse.

Para o diretor do Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA), Roberto Maia, o edital aponta também para a necessidade de as ONGS trabalharem em parceria com a instituição pública, pois as ações devem ser realizadas na Estratégia de Saúde da Família dos centros especializados em DST/Aids ou em parceria com o Programa Consultório na Rua. “Trabalhando dessa forma, integraremos os saberes entre essas duas instâncias, que são a gestão e o movimento social, e qualificaremos o atendimento aos usuários do SUS”, ressaltou.

Foram sete projetos destinados às ações de prevenção e dois destinados às ações de assistência (a lista completa pode ser acessada pelo link http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/licitacoes/edital-de-selecao-n-012013-resultado-dst-aids/).

A ação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Seção de Controle de DST/Aids e Hepatites Virais e da Coordenação de Vigilância Epidemiológica.

Cronograma

Entrega da documentação dos aprovados: 18 a 22/03

Início da subscrição dos convênios: a partir do dia 02/04