Solenidade nesta quinta-feira marca encerramento de cursos no Centro Sinhá Bandeira
Fátima Sousa
A conclusão do curso de cabeleireira é a perspectiva de mudança de vida para a dona de casa Maria Gorete de Oliveira, moradora do Brisamar. Ela é uma das 217 concluintes dos cursos de formação básica oferecidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no Centro Intergeracional Sinhá Bandeira, que funciona no bairro Expedicionários.
Nesta quinta-feira (10), a partir das 14h, haverá uma solenidade para entrega de certificados aos concluintes, onde na ocasião também acontece uma exposição dos trabalhos manuais e serviços.
Soia Lira, coordenadora do Sinhá Bandeira, afirma que o espaço, nos últimos 3 anos, contribuiu para a inserção de mais de 1 mil pessoas no mercado de trabalho. “O Sinhá Bandeira recebe pessoas com deficiência, de unidades locais e também pacientes do Hospital Napoleão Laureano. Os professores, além da formação, também trabalham com terapia ocupacional, contribuindo para a elevação da autoestima dos participantes”, afirmou.
Criado para qualificação profissional de jovens e adultos, com foco na terceira idade, o Centro é uma das unidades produtivas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), coordenada pela Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop).
Maria Gorete, formanda no curso de cabeleireira, garante que está preparada para o mercado de trabalho. “Meu sonho é instalar meu próprio salão de beleza”, diz com otimismo. No mesmo espaço, Gorete já tinha feito o curso de pintura. “O que eu puder fazer eu faço. Esses cursos, além de formação, são terapias para nós donas de casa”, afirmou.
Ivonilda Borges é concluinte do curso de corte e costura, e também afirma que está bem preparada para a nova profissão. “Esse lugar é muito bom, vivemos em harmonia e integração com pessoas mais jovens e idosas. Um ensina ao outro o que aprende”, falou.
Vão receber os certificados, nesta quinta-feira, os concluintes dos cursos de Informática (80), Corte e Escova (25), Crochê (12), Corte e Costura (40), Customização (30) e Prendas do lar (30).
Inscrições para novas turmas devem ocorrer apenas no mês de janeiro. “Nos próximos dias 14 e 23 de dezembro estaremos nos reunindo com educadores e outros profissionais para fazer uma avaliação do ano e elaborar o planejamento para 2016”, revela Soia Lira.
Serviço – O Centro Intergeracional Sinhá Bandeira fica localizado na Rua Capitão João Freire, 218, Expedicionários. O telefone para informações é o 3214-7926.