Técnicos da Ouvidoria da Saúde se capacitam para melhorar atendimento prestado

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Rebeka Paiva

 

Visando melhorar o atendimento prestado ao público, dando uma maior resolutividade nas demandas e, consequentemente, melhorar o serviço ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizada uma capacitação com os técnicos que fazem parte da Ouvidoria Setorial da Saúde de João Pessoa. O curso ocorreu nesta quinta-feira (20), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

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A capacitação, que é uma ação periódica, reuniu em torno de 20 profissionais responsáveis por atender as demandas dos usuários. “Em média, a cada três meses realizamos uma capacitação como essa, que serve para melhorar o serviço como um todo, onde qualificamos nossos funcionários para que eles possam estar sempre realizando uma escuta mais qualificada e aumentando o número de casos que resolvemos. Dessa forma, aprimoramos o atendimento que é ofertado pelo SUS aqui no município”, explica a ouvidora da Saúde, Alcilene Figueiredo.

Foram ministradas, ao longo do dia de capacitação, palestras sobre serviços específicos ofertados pela secretaria, além de treinamentos com os atendentes e correspondentes sobre como desenvolver melhor o trabalho.

Soraima Carvalho é uma das atendentes da Ouvidoria e para ela esses treinamentos beneficiam diretamente a população. “Eu posso entender melhor sobre os serviços ofertados aqui no município e assim aperfeiçoar a forma como desenvolvo meu trabalho, ofertando um melhor atendimento à população”, comenta.

Para que o serviço da Ouvidoria não parasse de funcionar e os usuários não ficassem sem atendimento, a capacitação foi dividida em duas partes, acontecendo primeiro com a equipe dos distritos sanitários e nesta quinta com os servidores dos demais serviços.

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Serviço – Criada desde 2005, compondo a rede de ouvidorias de João Pessoa, a Ouvidoria Setorial de Saúde funciona como um controle de qualidade dos serviços de saúde, auxiliando na busca de soluções para os problemas, sendo um canal de comunicação direta entre a comunidade e a Secretaria Municipal de Saúde, entendendo o usuário do SUS como cidadão com direitos que precisam ser respeitados.

O serviço funciona com base na participação direta do usuário, onde os colaboradores da Rede Municipal de Saúde registram as demandas e garantem o sigilo das identidades das pessoas. Porém, se o assunto estiver relacionado à demora de consultas, a identificação do usuário é necessária para o andamento do processo.

A comunidade pode utilizar os serviços da Ouvidoria, registrando sua demanda, através de telefone pelo número 160; email (ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br); por carta ou pessoalmente na sede do órgão, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1324, Torre. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30.

Buscando uma maior cobertura do município, a SMS também dispõe de 16 ouvidorias descentralizadas que estão localizadas nos cinco distritos de atuação, distribuídas nos hospitais, Centros de Atenção à Saúde (Cais), Vigilância Sanitária, Gerência de Regulação, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e UPA Célio Pires de Sá, no Valentina.

O resumo geral de todos os procedimentos é realizado mensalmente para uma avaliação com o objetivo de realizar melhorias no serviço. Segundo os registros da Ouvidoria, o índice de respostas em 2014 foi de 86%, ultrapassando a meta sugerida pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), que é de 75%.

Ouvidoria Geral – A Ouvidoria Municipal é um órgão da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) que tem a atribuição de receber, tratar e acompanhar até a resolução final as demandas provenientes da população e também dos servidores do Governo Municipal. Todo o registro da demanda é realizado de forma sigilosa e os órgãos municipais têm um prazo de 20 dias para encaminhar suas respostas ao demandante.

A população pode acionar a Ouvidoria pela internet, por meio do site da PMJP, do Portal da Transparência ou através do e-mail ouvidoria@joaopessoa.pb.gov.br. Outra forma é por telefone 3218- 6167; pessoalmente no Paço Municipal, Ouvidoria da Saúde (Epitácio Pessoa) ou Ouvidoria da Educação (Centro Administrativo Municipal); ou ainda por meio de carta para o endereço Ouvidoria Municipal de João Pessoa – Paço Municipal, Praça Pedro Américo, 70, Centro, CEP: 58010-970, João Pessoa – PB.