Técnicos da SMS monitoram cartões de vacinação infantil em 54 bairros de João Pessoa

Por - em 566

Thibério Rodrigues

foto .Ivomar Gomes`Pereira (1)-001Aproximadamente 280 técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), coordenados pelo Setor de Imunização, estão visitando casas em 54 bairros de João Pessoa para monitorar os cartões de vacinação de crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos. A ação segue até às 17h deste sábado (21) e deve rastrear os cartões de 2,7 mil crianças residentes na Capital.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Chiara Dantas, o monitoramento permitirá ao setor ter uma amostragem de quais regiões da cidade tem menos crianças vacinadas. “Queremos monitorar os cartões de vacinação infantil para poder verificar o estado vacinal as campanhas realizadas durante o ano e, a partir daí, criar medidas de intensificação de vacinação”, afirmou.

Durante as visitas das equipes, as crianças que não compareceram aos postos de imunização nos períodos das campanhas receberão as vacinas necessárias. Já aquelas que não estiverem em domicílio no momento da visita dos técnicos, serão encaminhadas para serem vacinadas na próxima semana na Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência.

foto .Ivomar Gomes`Pereira (13)-001Moradora do bairro José Américo, a dona de casa Edilma Nascimento procura estar sempre em dia com a caderneta de vacinação do seu filho Juan, de apenas 2 anos e 6 meses. “Acho que é importante para mantê-lo saudável e imune a algumas doenças”, disse.

A pequena Alice, de 4 anos, estava com o cartão desatualizado, mas após a visita da equipe da SMS recebeu a segunda dose da vacina contra poliomielite e da DTP, contra coqueluche, tétano e difteria. “É muito bom ter essa visita em casa, porque às vezes nós não podemos levar nossos filhos até os postos de vacinação”, disse a estudante Patrícia Ísis, mãe da menina.

Para viabilizar o trabalho das equipes, é importante a colaboração de pais ou responsáveis pelas crianças no sentido de receber os profissionais de saúde do município e apresentar os cartões para avaliação. Cada equipe é formada por um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um agente de saúde, todos devidamente identificados com crachá. Em caso de dúvidas ou para mais informações, a população pode entrar em contato com a SMS pelo telefone 3218-6170.

Contraindicações – Crianças com febre, imunossupressão, alergia ao componente da vacina, uso de corticoide em doses altas, quimioterapia ou que tenham realizado transplante de medula óssea, não devem tomar a vacina.

Imunização – As vacinas têm um papel preventivo. É muito melhor e mais fácil prevenir uma enfermidade do que tratá-la. A vacinação é uma das medidas mais importantes e eficazes de prevenção contra doenças. No Brasil, a vacinação foi responsável pela erradicação da varíola e da poliomielite (paralisia infantil).