Terapias alternativas individuais proporcionam qualidade de vida aos pessoenses

Por - em 1759

Luís Sousa

 

“Sentia uma dor muito forte que subia dos pés até as costas. Estava difícil pra caminhar, só andava parando. Uma amiga me indicou o Equilíbrio do Ser e agora faço acupuntura há seis meses. Me sinto muito melhor, as dores ficaram no passado”, relata a aposentada Jacira Rodrigues, de 82 anos. A idosa é uma das pessoas beneficiadas pelas diversas terapias individuais oferecidas nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics), da Rede Municipal de Saúde.foto.Ivomar Gomes Pereira (4)

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) mantém três espaços que oferecem essas terapias gratuitamente: o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, na Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários.

Para ter acesso às terapias ofertadas, o interessado deve procurar diretamente um dos Centros de Práticas ou uma Unidade de Saúde da Família (USF) para que seja encaminhado. “Quando uma pessoa chega, fazemos a escuta com um dos nossos terapeutas, que avalia qual a terapia indicada para ela naquele momento. Sempre reavaliamos os usuários e, se for o caso, propomos outras terapias que podem substituir ou complementar a terapia anterior”, explica o diretor técnico e terapeuta do Cpics Equilíbrio do Ser, Eduardo Balbino.

Cada usuário realiza, em média, entre oito e dez sessões, dependendo da terapia. “A prática integrativa vem para integrar e complementar, provocando no indivíduo uma mudança, um olhar pra dentro de si, querer voltar a ter uma sintonia e qualidade de vida. Nosso foco não é a doença, é a saúde”, destaca Patrícia Barbosa, diretora geral do Cpics Equilíbrio do Ser.

foto.Ivomar Gomes Pereira (15)Práticas – Entre as terapatias individuais oferecidas pelos Cpics estão a acupuntura, aromaterapia, argiloterapia, arteterapia, cromoterapia, gestalt-terapia, homeopatia, massagem ayurvédica, massoterapia, reike, reflexologia podal, terapia floral e terapia quântica.

“Nosso objetivo é que cada indivíduo que chegue aqui comece a se responsabilizar e se apropriar da sua própria saúde e não entregar na mão de ninguém, seja médico ou terapeuta, a responsabilidade sobre isso”, afirma Eduardo Balbino.

Uma das frequentadoras do Equilíbrio do Ser é a dona de casa Joana Lúcia, de 61 anos, moradora de Mangabeira. Ela está na terapia floral. “Eu não tinha estímulo pra mais nada, nem queria mais sair de casa, até que uma amiga me indicou o Equilíbrio do Ser. Passei pela escuta e fui rapidamente atendida. Hoje eu estou me sentindo muito melhor. Minha vida é outra e só tenho que agradecer”, enfatiza.

Socorro César Carneiro, de 52 anos, também é atendida no Cpics e conta os benefícios das terapias alternativas. “Minha mãe sempre se cuidou aqui e me chamou. Faz mais de seis meses que venho ao Equilíbrio do Ser e nesse tempo já fiz reiki e a agora estou fazendo reflexologia podal. Minha vida melhorou bastante. Atualmente vivo num bem-estar constante. Do mesmo jeito que minha mãe recomendou pra mim, eu também recomendo para todos”.

Há também as práticas coletivas como a biodança; danças circulares; tai chi chuan; terapia c​omunitária; yoga; cuidando do c​uidador (r​esgate da autoestima); automassagem preventiva; arteterapia; cura em expressão (artes plásticas); meditação; consciência corporal; constelação familiar; dança do sagrado feminino, círculo de gestantes, entre outras.foto.Ivomar Gomes Pereira (17)

 Saúde alternativa – Em 2006, o Ministério da Saúde implementou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pela Portaria nº. 971, de 3 de maio. Em João Pessoa, a Lei municipal nº. 1.665, de julho de 2008, criou essa proposta na rede de saúde.

Conheça algumas das terapias individuais:

 Acupuntura – Consiste no estímulo de pontos determinados da superfície da pele, ativando canais energéticos do organismo que restabelecem o seu equilíbrio, recuperando sua função natural de reação contra as doenças. Podem ser utilizados neste processo: agulhas, ventosas, massagens ou mesmo o calor.

Aromaterapia – É a arte e a ciência de usar óleos de plantas no tratamento dos desequilíbrios, através dos seus aromas. Os principais métodos usados são a inalação, o banho aromático e a sua aplicação sobre a pele.

Argiloterapia – É a utilização de recursos minerais com finalidade terapêutica. As propriedades da argila variam conforme sua composição. Em geral, são ativadoras da microcirculação periférica, antioxidantes, calmantes, analgésicas, cicatrizantes, descongestionantes, purificadoras, refrescantes, regeneradoras e bactericidas.

Arteterapia – É um processo terapêutico que se serve do recurso expressivo a fim de conectar os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia.

Cromoterapia – É uma ciência que utiliza a cor para restabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Faz uso das sete cores básicas do espectro solar, tendo cada uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.

Gestalt-terapia – É uma abordagem psicológica cujo objetivo principal não é “curar” doenças e enfermidades, e sim a autorrealização, que está associada ao crescimento pessoal e emocional, às transformações para melhoras formas de viver.

Homeopatia – É um método científico para tratamento e prevenção de doenças agudas e crônicas. A cura, proposta pela homeopatia, vem de dentro para fora, já que o remédio homeopático contém uma dose infinitesimal da própria doença. Entende-se que o semelhante cura o semelhante.

Massagem ayurvédica – Método de tratamento auxiliado por óleos e pós-medicinais, que através dos toques promove a liberação de emoções, conceitos, crenças e experiências, levando a um profundo processo de autoconhecimento e transformação a partir da consciência corporal. A massagem auxilia ainda nos problemas de circulação, respiratórios, digestivos, intestinais, edemas musculares, fadiga crônica, reumatismo, nevralgia, além de ter bons resultados no tratamento de fibromialgias.

Massoterapia – Consiste no tratamento através de massagens que podem ser aplicadas em diferentes partes do corpo para aliviar o stress e a tensão, diminuir as dores musculares, eliminar traumas físicos, melhorar a circulação sanguínea e flexibilidade, promover a saúde e bem-estar, melhorando a qualidade de vida. A massoterapia engloba os mais diversos tipos de massagens, tanto de origem ocidental como oriental, a exemplo da drenagem linfática, shiatsu, reflexologia podal, do-in, tuiná, ayurvédica, tailandesa, massagem relaxante, entre outras.

Reike – Terapia energética milenar processada através da imposição de mãos de terapeuta habilitado, com objetivo de restaurar a energia vital, criando um estado de harmonia e saúde.

Reflexologia podal – É uma técnica de massagem com pressão que atua em pontos reflexos precisos nos pés, de forma sistemática, onde se atinge todo o corpo.

Terapia floral – É um tratamento feito à base das essências de flores que reequilibra e reorganiza pensamentos e emoções. A terapia floral é uma das mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo, tratando o indivíduo em todos os níveis: energético, emocional, mental e físico. Não tem contraindicação, nem efeitos colaterais, podendo ser usada por qualquer pessoa, inclusive bebês e doentes terminais.

Terapia quântica – Através de uma série de técnicas, promove o equilíbrio energético do usuário, unindo tradições ancestrais e do saber popular a práticas orientais. Alguns benefícios: diminuição do estresse, alívio da depressão, normaliza o sono, regulariza o apetite e favorece o equilíbrio da energia sutil.

 

Confira os endereços das unidades:

CPICS – Canto da Harmonia

Endereço: Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n°. Valentina Figueiredo.

Telefone: 3218.5873

 

CPICS – Equilíbrio do Ser

Endereço: Av. Sérgio Guerra, s/n°. Bancários.

Telefone: 3214.2921

 

CPICS – Cinco de Elementos

Endereço: Parque Zoobotânico Arruda Câmara

Telefone: 3218.9817